Os movimentos de vanguarda da primeira metade do século XX estão
inseridos em um contexto muito particular e ímpar. O que caracteriza
esse contexto histórico?
Respostas
Resposta:
Resposta - Questão 1
Alternativa “b”. As correntes de vanguarda, embora apresentassem propostas específicas, pregavam um mesmo ideal: era preciso derrubar a tradição por meio de práticas inovadoras, capazes de subverter o senso comum e captar as tendências do futuro. Essas propostas, incompreendidas à época em virtude principalmente do contexto conservador no qual estavam inseridas, adquiriram importância histórica e influenciaram o trabalho de vários artistas no mundo.
Ver a questão
Resposta - Questão 2
Alternativa “c”. Os principais representantes do Futurismo na literatura brasileira foram os escritores precursores do Modernismo, Mário e Oswald de Andrade. As características descritas na proposição IV fazem referência ao Cubismo, outra corrente de vanguarda europeia cujo principal representante foi o pintor espanhol Pablo Picasso.
Ver a questão
Resposta - Questão 3
Alternativa “b”.
Ver a questão
Resposta - Questão 4
Alternativa “a”. O Modernismo brasileiro foi extremamente influenciado pelas vanguardas europeias que eclodiram na Europa, no início do século XX. No Brasil, todas as manifestações artísticas inovadoras foram classificadas como modernistas e, assim como aconteceu na Europa, aqui também não havia um projeto artístico bem definido, mas sim o desejo comum, tal qual o desejo dos artistas europeus, de renovar as artes em geral.