O texto-base “Cidadania global e Estado nacional”, de Liszt Vieira, trata do declínio da cidadania nacional e uma possível ascensão de uma cidadania global. Sobre estes temas, analise as alternativas a seguir e assinale a alternativa correta:
a)Diante do contexto de internacionalização do capital, a maioria da população marginalizada socialmente, encontra mais espaço para sua luta política dentro dos moldes tradicionais de cidadania nacional.
b)Os processos de globalização reforçam a localidade, o território e os princípios fixados no tratado de Westfália.
c)O Estado Moderno tem uma perspectiva de população dentro do seu território, uma perspectiva espacial, uma noção que é permanente e não se vincula ao declínio da cidadania.
d)Houve uma mudança no papel do Estado, orientado por variáveis econômicas, como a expansão do comércio mundial, mobilidade internacional do capital. Esta mudança é fator responsável pelo declínio da cidadania nacional.
e)O Estado ainda é a única forma de governança capaz de efetuar mudanças em larga escala.
Respostas
Resposta:
Letra D
Explicação:
Sobre o declínio da cidadania nacional e a ascensão de cidadania global podemos afirmar que d)Houve uma mudança no papel do Estado, orientado por variáveis econômicas, como a expansão do comércio mundial, mobilidade internacional do capital. Esta mudança é fator responsável pelo declínio da cidadania nacional.
Cidadão global é um conceito que se relaciona com uma ideia de integração que rompe fronteiras que se baseia na igualdade de direitos e de responsabilidades como aspectos que não se relacionam a um local ou a uma nação.
Esse conceito se relaciona com uma ideia que ultrapassa valores, barreiras de natureza política e geográfica e se concentra em uma ideia de humanidade enquanto conceito que une os sujeitos.
Nesse sentindo, considerando um declínio da cidade nacional, podemos afirmar que ocorre uma mudança de papel do estado que é decorrente desse declínio.
Leia mais sobre o assunto em https://brainly.com.br/tarefa/20558488
Espero ter ajudado.