Senhoras e senhores, excelentíssimos jovens senadores e jovens senadoras, professores, diretores, eu gostaria de cumprimentar também a minha cidade, a cidade de Sertaneja, em especial o colégio estadual Cecília Meireles, que... eu considero que é a minha família. E eu gostaria de registrar também queee... ééé... o reconhecimento gera oportunidades para nós e eu tenho certeza que o reconhecimento que nós estamos recebendo na tarde de hoje es... vai gerar com certeza muitas oportunidades no nosso futuro, e se nós estamos aqui, se dizem, né? – e eu tenho certeza disso –, que nós somos o futuro da nação, que nós somos o futuro do nosso país, então nós podemos, já que estamos aqui, eu quero convocar vocês para juntos transformarmos ee... mudar, né?, é... darmos a oportunidade a nós mesmos de construirmos um futuro muito melhor para todos. Muito obrigado.
1) No início da fala, o jovem usa a expressão senhoras e senhores. O que explica esse tratamento cerimonioso?
Respostas
Resposta:
Pronomes de tratamento são palavras que designam graus de proximidade e de formalidade na relação entre pessoas. São utilizados para se referir a alguém dentro de determinados contextos sociais.
Na presença de um juiz ou do presidente, enquanto estes representam as atribuições de seu cargo, deve-se empregar a utilização do pronome "Vossa Excelência" para se referir a eles, enquanto que as mesmas pessoas, mas sem suas atribuições específicas, apenas em seu modo particular, não necessitam de tal formalidade.
No texto em questão, o palestrante se usa de "excelentíssimos" para se referir a sua plateia pois se trata de uma representação do Senado. Dentro do ambiente legislativo é esta a forma de tratamento formal a qual designam os senadores.
- Espero ter ajudado!