Será que os Valores Olímpicos podem nos ajudar De que forma? a ultrapassar a pandemia da COVID-19?
Respostas
Resposta: SIM.
Os atletas expressam este valor ao formarem elos fortes com os seus colegas de equipa e com os seus adversários. Através do valor da Amizade, o Olimpismo inspira as pessoas a vencer diferenças (de raça, de religião, de gênero...) e a consolidar amizades apesar dessas diferenças.
devemos respeitar uns aos outros!
Explicação: Espero ter ajudado!
Resposta:
ola tudo bem ?
Explicação:
Valores olímpicos em tempo de pandemia de COVID-19
Em artigo, Carolina Araújo, gerente de cultura e valores olímpicos, fala sobre a filosofia do Olimpismo
22/06/2020 15:27:00
Valores olímpicos em tempo de pandemia de COVID-19
Nesta semana, comemoramos o Dia Olímpico, data que marca a fundação do Comitê Olímpico internacional. Foi em 23 de junho de 1894 que o pedagogo francês Pierre de Coubertin apresentou, em um Congresso na Universidade de Sorbonne, a proposta audaciosa de reviver os Jogos Olímpicos. À medida em que Coubertin planejava a primeira edição do evento, ganhava vida o Olimpismo.
Sua definição e princípios estão expressos na Carta Olímpica: O Olimpismo é uma filosofia não apenas esportiva, mas de vida, fundamentada no equilíbrio do corpo, da vontade e da mente. Unindo esporte, cultura e educação, busca criar um estilo de vida baseado na alegria do esforço, no valor educacional do bom exemplo, na responsabilidade social e no respeito aos princípios éticos universais.
Coubertin era convicto de que praticar esportes e atividades físicas contribuía para o aprendizado, para um estilo de vida saudável e para o desenvolvimento de valores positivos. Tais valores englobam uma série de atitudes construtivas, que podem ser adotadas por todos nós, atletas ou não. Entre tantos, o Movimento Olímpico destaca três - Amizade, Excelência e Respeito, e vale refletirmos sobre seus significados no contexto do maior evento esportivo do mundo.
+ COB transforma o Dia Olímpico em Mês Olímpico com ações 100% digitais
O esporte é um instrumento que contribui para que as pessoas sejam mais compreensivas, no qual a amizade encontra espaço em meio a diferenças raciais, religiosas, políticas, de gênero e tantas outras.
Quando falamos de excelência, não significa que temos que ser os melhores e, sim, dar o nosso melhor em tudo o que fazemos. É sobre a alegria de participar e alcançar nossos objetivos pessoais.
Para que as disputas aconteçam de forma justa e ética, é fundamental o respeito às regras, aos adversários, a si mesmo e ao meio ambiente,
Coubertin acreditava em um mundo melhor, no qual o esporte uniria pessoas diferentes países, cessaria guerras e promoveria competições saudáveis, livres de trapaças e preconceitos. O sonho da criação dos Jogos Olímpicos da Era Moderna nasceu em meio a pesquisas para a reforma do sistema de ensino da França. Desde o início, são estreitos os laços entre os Jogos Olímpicos e a educação.
No ambiente escolar, atividades que objetivam desenvolver os valores educacionais do Olimpismo não estão restritas à Educação Física. A temática olímpica cabe como argumento para diversas disciplinas e pode contribuir para um processo de ensino-aprendizagem bastante prazeroso.