Os dois textos a seguir foram publicados na seção Painel do leitor, do jornal Folha de S. Paulo.
Texto I
A desculpa dada pelos provedores para o fim da internet ilimitada de que a rede não aguenta o volume de dados é esfarrapada. Se a rede não aguenta, aumentem a rede! O que deve estar acontecendo é a perda significativa de assinantes de TV a cabo para serviços como a Netflix. A solução óbvia para os provedores é tentar barrar essa tendência. No Brasil, a Anatel faz o jogo das grandes empresas, e não o dos consumidores.
R. – São Paulo, SP.
Texto II
O Brasil possui rede de banda larga com capacidade reduzida, velocidade ridícula e qualidade medíocre de sinal. Em lugar de utilizar as receitas oriundas dos preços exorbitantes pagos por seus usuários para aumentar a infraestrutura da rede e a qualidade e a velocidade do sinal, as operadoras, em abjeto conluio com a espúria agência dita reguladora, vão pelo caminho obviamente mais fácil: limitar a quantidade de dados movimentados.
O. B. N. – Ribeirão Preto, SP.
Folha de S. Paulo, 26/04/2016, p. A3.
A leitura das duas opiniões de leitores sobre o mesmo tema permite inferir CORRETAMENTE que
Grupo de escolhas da pergunta
enquanto o primeiro levanta uma hipótese para o motivo da limitação de dados na rede, o segundo limita-se a reclamar da situação.
os dois textos perdem a validade argumentativa pela linguagem de baixo calão empregada para caracterizar os provedores de banda larga.
ambos creditam à agência reguladora da telefonia um comportamento que vai de encontro às necessidades do consumidor.
o primeiro texto sugere uma solução para o problema do volume de dados e o segundo apresenta uma argumentação mais complacente com os provedores.
serviços como a Netflix, referida no primeiro texto, são nocivos aos consumidores, pois impedem a manutenção da banda larga.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
grupo:
enquanto o primeiro levanta uma hipótese para o motivo da limitação de dados na rede, o segundo limita-se a reclamar da situação
Explicação:
o primeiro texto levanta uma hipótese, pode se notar isso quando ele fala "o que deve estar acontecendo[...]".
o segundo apenas reclama.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás