• Matéria: Português
  • Autor: danielfilho29097
  • Perguntado 3 anos atrás

Cientistas descrevem menor réptil do mundo, com apenas 1,35 cm de comprimento



O menor réptil do mundo cabe na ponta do seu dedo. Um macho adulto da espécie Brookesia nana mede nada mais do que 1,35 centímetro do focinho à cloaca, e 2,16 centímetros contando a cauda (o usual é utilizar o primeiro tamanho para a classificação). A fêmea é um pouco maior, com 1,9 centímetro até a cloaca e 2,89 centímetros no total. [...]



Apenas um macho e uma fêmea de Brookesia nana foram encontrados no norte de Madagascar em 2012, mas a espécie só entrou para a árvore filogenética em 2021. A ilha abriga outras espécies de camaleões minúsculos, pertencentes ao grupo B. minima.



Até então, o posto de menor réptil macho ficava para o Brookesia micra, com 1,6 centímetro da cabeça à cloaca, escrevem os pesquisadores. O título de menor fêmea ainda pertence ao lagarto caribenho Sphaerodactylus ariasae, também com 1,6 centímetro.



Na biologia, o processo evolutivo que leva ao surgimento desses animais minúsculos é chamado de miniaturização. Ele geralmente é associado a limites fisiológicos impostos pela seleção natural, além da perda de falanges, diminuição de crânio e outros elementos ao longo da evolução.



Os principais exemplos de miniaturização de répteis são justamente os camaleões do gênero Brookesia, em Madagascar, e os lagartos Sphaerodactylus, da América Central. Eles geralmente ocorrem em ilhas, onde há uma quantidade limitada de recursos naturais para a sobrevivência. Isso pode propiciar a seleção de animais menores, que precisariam de menos alimentos para se desenvolver. [...]





Esse texto é uma reportagem de divulgação científica, pois
A) apresenta os resultados de uma pesquisa.
B) descreve os personagens de uma história.
C) ensina como as pessoas devem cuidar dos répteis.
D) relata as viagens feitas por cientistas do mundo.​

Respostas

respondido por: julyassouza5
12

CIENTISTAS DESCOBRIRAM uma nova espécie minúscula de camaleão no trecho de uma floresta tropical no norte de Madagascar. Chamado de nano-camaleão, o animal é praticamente do tamanho de uma semente de girassol, cabe na ponta do dedo e pode ser o menor réptil do planeta.

Oficialmente conhecido como Brookesia nana ou pela abreviação B. nana, a nova espécie é tão pequena que se acredita que sobreviva com uma dieta de ácaros e colêmbolos, os quais caça na serapilheira.

“À primeira vista, percebemos que era uma descoberta importante”, afirma Andolalao Rakotoarison, herpetólogo malgaxe e coautor do novo estudo publicado na revista científica Nature.

Encontrar um réptil tão pequeno levanta questões interessantes sobre o limite mínimo para o tamanho corporal de vertebrados. Também destaca a surpreendente — e extremamente ameaçada de extinção — biodiversidade de Madagascar. Cientistas suspeitam que em breve o camaleão será listado como espécie criticamente ameaçada de extinção.


danielfilho29097: obg
julyassouza5: de a melhor nota
reginabetimmg: nao era melhor so falar?
reginabetimmg: mas ok parabens
Nicolas26051: qual a letra ksk
julyassouza5: letra a)
respondido por: XxHiroshiXx
10

Resposta:

letra a) apresenta os resultados de uma pesquisa

Explicação:

espero ter ajudado<3


danielfilho29097: obg
XxHiroshiXx: dnd :3
ParkMochi9597: Brigadaa
Perguntas similares