• Matéria: Português
  • Autor: dudinhabarral123
  • Perguntado 3 anos atrás

poemas alternadas ou cruzadas​

Respostas

respondido por: luizgomesdesouza08
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Resposta:

Classificação quanto à fonética

Rima perfeita ou consoante: Em que há correspondência total de sons, havendo repetição tanto dos sons vocálicos como dos sons consonantais.

falado/cantado;

presente/ausente;

particularidade/dificuldade.

Rima imperfeita: Em que apenas há correspondência parcial de sons. Pode ser toante ou aliterante.

Rima toante (ou assonante): Em que há apenas a repetição dos sons vocálicos.

boca/moça;

pálida/lágrima;

plátano/cálamo.

Rima aliterante: Em que há apenas a repetição dos sons consonantais.

fez/faz;

lata/luto;

medo/moda.

Classificação quanto ao valor

Rima pobre: Quando as palavras que rimam pertencem à mesma classe gramatical.

gato/pato;

correr/fazer;

amarelo/singelo.

Rima rica: Quando as palavras que rimam pertencem a diferentes classes gramaticais.

noz/veloz;

altar/desenhar;

pente/surpreendente.

Rima rara ou preciosa: Quando as palavras que rimam possuem terminações incomuns, pouco utilizadas, como combinações entre verbos e pronomes.

estrelas/vê-las;

mandala/dá-la;

parabéns/vinténs;

profícuo/conspícuo.

Classificação quanto à acentuação

Rima aguda (ou masculina): Que ocorre entre palavras oxítonas.

céu/chapéu;

cantor/pintor;

coração/animação.

Rima grave (ou feminina): Que ocorre entre palavras paroxítonas.

cedo/medo;

agora/embora;

metade/amizade.

Rima esdrúxula: Que ocorre entre palavras proparoxítonas.

célula/cédula;

armário/salário;

propósito/leucócito.

Classificação quanto à posição no verso

Rima externa: Que ocorre no fim do verso.

“E em louvor hei de espalhar meu canto

E rir meu riso e derramar meu pranto”

(Vinícius de Moraes)

Rima interna ou coroada: Que ocorre no interior do verso.

“A bela bola do Raul

Bola amarela”

(Cecília Meireles)

Classificação quanto à posição na estrofe

Rimas alternadas (ou cruzadas): Combinam-se alternadamente, seguindo o esquema ABAB.

“O meu amor não tem

importância nenhuma.

Não tem o peso nem

de uma rosa de espuma!”

(Cecília Meireles)

Rimas emparelhadas (ou paralelas): Combinam-se de duas em duas, seguindo o esquema AABB.

“Vagueio campos noturnos

Muros soturnos

Paredes de solidão

Sufocam minha canção.”

(Ferreira Gullar)

Rimas interpoladas (ou intercaladas): Combinam-se numa ordem oposta, seguindo o esquema ABBA.

“De tudo, ao meu amor serei atento

Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto

Que mesmo em face do maior encanto

Dele se encante mais meupensamento.”

(Vinícius de Moraes)

Rimas encadeadas: Quando as palavras que rimam se situam no fim de um verso e no início ou meio do outro.

“Salve Bandeira do Brasil querida

Toda tecida de esperança e luz

Pálio sagrado sobre o qual palpita

A alma bendita do país da Cruz”

(Francisco de Aquino Correia)

Rimas mistas (ou misturadas): Quando apresentam outras combinações e posições na estrofe, sem esquemas fixos.

“Vou-me embora pra Pasárgada

Vou-me embora pra Pasárgada

Aqui eu não sou feliz

Lá a existência é uma aventura

De tal modo inconsequente

Que Joana a Louca de Espanha

Rainha e falsa demente

Vem a ser contraparente

Da nora que nunca tive.”

(Manuel Bandeira)

Versos brancos (ou soltos): São versos que não rimam com nenhum outro verso.

“Uma palavra caída

das montanhas dos instantes

desmancha todos os mares

e une as terras mais distantes…”

(Cecília Meireles)


dudinhabarral123: obrigadaaa ❤️
luizgomesdesouza08: por nada anjo
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