a constituição federal de 1988 e a lei de diretrizes e bases da Educação Nacional de 1996 apresentam educação profissional como um direito dos brasileiros à educação e ao trabalho pensando nas possibilidades formativas propiciadas pela educação profissional
Respostas
A questão está incompleta, seguem as alternativas:
I - Básico: oferta à qualificação e profissionalização de trabalhadores, independente de escolaridade previa.
II - Técnico: proporciona habilitação profissional a alunos matriculados ou egressos do ensino médio, devendo ser ministrado na forma estabelecida por este Decreto.
III - Tecnológico: corresponde aos cursos de nível superior na área tecnológica, destinados aos egressos do ensino médio e técnico.
A sequência correta sobre a lei de diretrizes e bases da educação é F-V-V.
A educação profissional e tecnológica é integrada aos outros níveis de educação e trabalho.
São organizados por eixos tecnológicos e possibilitam a construção de diferentes formas de aprendizado, abrangendo cursos de formação inicial e continuada, educação profissional técnica de ensino médio e educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação.
Ainda, é desenvolvida em articulação com o ensino regular, em instituições especializadas, e eventualmente pode ser necessária a validação desses conhecimentos através de testes.
Leia mais sobre em:
https://brainly.com.br/tarefa/3139392
Resposta:
FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E POLÍTICAS PÚBLICAS 2022
Explicação:
1) Considerando a articulação entre políticas e formação de professores, podemos observar que no Plano Nacional de Educação encontram-se metas voltadas à formação docente. ( ) De acordo com a meta 15 encontra-se a necessidade de formação superior para os professores da educação básica. ( ) A meta 16 objetiva formar cinquenta por cento dos professores da educação básica em nível de pós-graduação lato e stricto sensu e garantir a todos formação continuada em sua área de atuação. ( ) A meta 17 procura retirar dos professores os direitos em relação aos avanços na carreira docente.
VVF.
2)"As DCNs, enquanto normas obrigatórias, são utilizadas no planejamento e organização dos currículos e deve ser usada em conjunto com os outros documentos, incluindo o que se propõe na BNCC" I: O princípio estético inclui o cultivo da sensibilidade juntamente com o da racionalidade. II: O princípio estético visa o enriquecimento das formas de expressão e do exercício da criatividade. III: O princípio estético inclui a valorização das diferentes manifestações culturais, especialmente as da cultura brasileira.
I, II e III.
3) No que se refere às Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. ( ) A identidade da escola do campo é definida pela sua vinculação às questões inerentes à sua realidade. ( ) O trabalho pedagógico deve estar sustentado na temporalidade e saberes próprios dos estudantes. ( ) A escola deve ser organizada a partir da rede de ciência e tecnologia disponível na sociedade e dos movimentos sociais em defesa de projetos que associem as soluções exigidas por essas questões à qualidade social da vida coletiva no país.
VVV.
4) "O Ensino Fundamental de 9 anos foi instituído pela Lei nº 11.274 de 06 de fevereiro de 2006 que alterou os artigos das legislações anteriores que indicavam o acesso a esta etapa a partir dos 7 anos. ( ) A criança ingressa no ensino fundamental com seis anos de idade. ( ) A lei visa assegurar a todas as crianças um tempo maior de convívio escolar. ( ) O ensino de nove anos visa ampliar as oportunidades de aprender e, com isso, ser possível a oferta de uma aprendizagem com mais qualidade.
VVV.
5) Em relação à formação inicial de professores e as contribuições do Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) I: O objetivo do PIBID é proporcionar aos alunos, ainda em formação nas licenciaturas, uma aproximação do cotidiano das escolas públicas. II: A proposta do PIBID favorece a relação entre teoria e prática em prol da melhoria da educação. III: O PIBID está vinculado ao ensino aligeirado sem possibilidades de análises e reflexões da realidade.
I e II, apenas.
6) A Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 apresentam a educação profissional como um direito dos brasileiros à educação e ao trabalho. ( ) Básico: oferta à qualificação e profissionalização de trabalhadores, independente de escolaridade prévia. ( ) Técnico: proporciona habilitação profissional a alunos matriculados ou egressos do ensino médio, devendo ser ministrado na forma estabelecida por este Decreto. ( ) Tecnológico: corresponde aos cursos de nível superior na área tecnológica, destinados aos egressos do ensino médio e técnico.
VVV.
7) Em relação ao Plano Nacional de Educação com vigência entre 2014 a 2024. I: Apresenta normativas para a organização de diretrizes, monitoramento, avaliação e articulação do trabalho entre governos. II: É composta por vinte metas que visam a melhoria da qualidade do ensino. III: Indica retrocessos em relação à luta pela educação, visto que está desarticulado da Constituição.
I e II, apenas.
8) Verifica-se a relevância de programas voltados à formação de professores para o desenvolvimento da educação. (V ) O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência se refere a um programa de bolsas de iniciação à docência. Nele os alunos de cursos presenciais recebem uma bolsa de estudos desde que, realizem o estágio em escolas públicas se comprometendo a atuar nelas depois de formados. Com isso o programa consegue criar vínculos dos futuros professores com as escolas públicas. (V ) Mestrados Profissionais para Qualificação de Professores da Educação Básica tem como proposta, ofertar a formação continuada para professores da rede pública em busca da melhoria da educação. Os cursos contam com o apoio da CAPES e acontecem no âmbito da Universidade Aberta do Brasil. (V ) O Pacto Nacional para alfabetização na idade certa tem o objetivo de auxiliar os professores que atuam no ciclo de alfabetização, possibilitando que as práticas planejadas possam fortalecer os processos de alfabetização, que deve ser concluído até o 2º ano do ensino fundamental. O foco, neste caso, é o processo de alfabetização.
9) Considerando as especificidades da educação profissional, avalie as afirmativas a seguir: I: Ela poderá ser ofertada de forma integrada aos alunos que já tenham concluído o Ensino Fundamental ou estejam cursando o Ensino Médio, sendo a formação técnica oferecida ao mesmo tempo. II: Ela poderá ser ofertada de forma concomitante, de modo que os cursos são disponibilizados separadamente aos que já concluíram o Ensino Fundamental ou estejam cursando o Ensino Médio, com matrículas distintas para cada curso, podendo até ocorrer em instituições diferentes. III: Ela poderá ser ofertada de forma subsequente somente para os concluintes do Ensino Médio.
I, II e III.
10) "Com promulgação da Constituição Federal, em 5 de outubro de 1988, temos uma nova realidade brasileira, pautada numa ordem política que declara como um de seus princípios, o da descentralização político-administrativa que garante à sociedade o direito de formular e de controlar políticas, redimensionando relações entre Estado e sociedade civil" I: A concepção de educação como direito público subjetivo. II: O dever do setor privado em prover creche e pré-escola às crianças de 0 a 5 anos de idade. III: O ensino fundamental obrigatório e gratuito.
I e III, apenas.
11) No que tange os princípios éticos apresentados nas Diretrizes Curriculares Nacionais que subsidiam o trabalho no ensino fundamental. (V) É apresentada a relevância do trabalho pautado na justiça e solidariedade. (V ) É indica a valorização da liberdade e da autonomia na prática pedagógica. (V ) É necessário considerar o respeito à dignidade da pessoa humana e o compromisso com a promoção do bem de todos.
12) Os professores precisam conhecer a história da educação brasileira para compreender a conjuntura atual. I: Em 1827 se instaurou uma nova diretriz educacional, a partir de um documento legal que instituiu as escolas de primeiras letras em todas as cidades, vilas e lugares mais populosos. II: Em 1834, o Ato Adicional à Constituição do Império colocou o ensino primário sob a responsabilidade das Províncias, desobrigando o Estado Nacional a cuidar desse nível de ensino. III: Durante a Primeira República (1889 a 1930), o ensino no Brasil continuou estagnado, com grande número de analfabetismo, o que correspondia a mais da metade da população brasileira.
I, II e III.
13) Compreender a história da educação brasileira é fundamental para analisar a realidade atual da nossa educação brasileira. Sendo assim, o professor necessita desses conhecimentos para refletir sobre os desafios e possibilidades. I: Em 1937 a Constituição outorgada com tendências fascistas, com orientação político-educacional para o mundo capitalista enfatiza o ensino pré-vocacional e profissional. II: Propõe que a arte, a ciência e o ensino sejam livres à iniciativa individual tirando do Estado o dever da educação. III: Mantém a gratuidade e a obrigatoriedade do ensino primário.
I, II e III.
14) Considerando a articulação entre BNCC e Educação Infantil, observe o excerto: "Para que todas as questões apresentadas possam ser consideradas no planejamento docente e na organização curricular das escolas, documentos norteadores são criados, entre os quais, mais recentemente temos a BNCC, onde a Educação Infantil, deve ofertar às crianças aprendizagens essenciais como direito, apoiada em campos de experiência onde habilidades são propostas e devem ser aprofundadas de acordo com as especificidades de bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas . I: Para os bebês é necessário possibilitar imitação de gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais. II: Para as crianças bem pequenas é necessário oportunizar momentos de exploração de formas de deslocamento no espaço(pular, saltar, dançar),combinando movimentos e seguindo orientações. III: Para as crianças pequenas é fundamental propiciar criação de movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.
I, II e III.
15) As Políticas Públicas podem assumir quatro tipologias, dentre elas as de caráter de regulatórias. ( V) Foram criadas visando regulamentar, normatizar e implementar as políticas distributivas e redistributivas. ( V) Pautam em legislações criadas com a finalidade de normalização e implementação. (V ) São consideradas de ordem burocrática e grupos de interesse, pressionando sua elaboração.
16) No âmbito das políticas públicas, elas podem ser classificadas como políticas públicas distributivas. I: Possuem objetivos pontuais, visando contextos locais e não universais, ofertando serviços e equipamentos, focalizando grupos sociais ou regiões em detrimento do todo. II: Favorece o clientelismo e o patrimonialismo, pois dentro do jogo político o assistencialismo e utilizado como moeda de troca por apoio político. III: Esse tipo de política é comum, como a oferta de pavimentação de ruas, cadeiras de rodas para deficientes físicos, principalmente em período eleitoral.
I, II e III.