Em sua página na internet, a Companhia Energética de Minas Gerais S. A. Traz um alerta para os casos de queda do fio de eletricidade sobre os carros e o solo. Segundo a companhia, havendo risco de incêndio, a orientação é saltar do veículo com os dois pés juntos. Isso previne que a pessoa seja eletrocutada, pois, se separados, os pés ocupariam pontos distintos em uma região de campo elétrico e uma quantidade de trabalho seria realizada, estabelecendo uma corrente elétrica entre esses dois pontos através do corpo da pessoa. Nessa situação, a orientação de manter os dois pés juntos busca evitar que o corpo da pessoa seja preenchido com uma carga líquida. O corpo da pessoa tenha sua resistência elétrica diminuída. O potencial elétrico estabelecido neles tenha um valor igual. Uma carga elétrica positiva se acumule em cada um deles. Uma diferença de potencial seja estabelecida entre eles.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
Letra E
Explicação:
A indicação de manter os dois pés juntos frente a uma descarga elétrica é para que não haja diferença de potencial entre um pé e outro. Alternativa E.
Num circuito elétrico, a indução para a passagem de corrente acontece por diferença de potencial gerado entre uma entrada da fonte e a outra.
O mesmo ocorre entre os seres humanos, frente a uma descarga elétrica, o corpo acumula um tanto de carga elétrica, mas só há corrente se houver essa diferença de potencial, que irá gerar esse fluxo de carga elétrica.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás