Respostas
Resposta:
As capitanias hereditárias eram um sistema de Administração Territorial da América Portuguesa. Esse sistema fazia parte do Império Português e foi implantado em 1534. A Coroa Portuguesa no Brasil estava com seus recursos escassos e delegou a tarefa de colonização e exploração de algumas áreas.
Capitanias hereditárias
Depois que Pedro Álvares Cabral (1467 - 1520) descobriu as terras ao leste do Tratado de Tordesilhas, no ano de 1500, a Coroa Portuguesa focou na extração de recursos da terra como o pau-brasil. Esse interesse surgiu porque foram encontrados metais preciosos nessas dependências.
A começar da expedição de Martim Afonso de Sousa (1490 – 1564) no ano de 1530, foi estabelecido o sistema de capitanias hereditárias. Isso porque os portugueses estavam com medo de perder suas terras já conquistadas para os outros europeus, que tentavam se estabelecer naquele local propondo negócios aos índios brasileiros.
A Coroa Portuguesa priorizou ações com o intuito de habitar a colônia e assim conseguir impedir ataques e invasões surpresas. O sistema das capitanias foi executado pelos portugueses na Ilha da Madeira e nos arquipélagos dos Açores e de Cabo Verde. Com isso, foram criadas 15 capitanias e 12 donatários.
Explicação: