ME AJUDEM, POR FAVOR!!!!!
O que é coronelismo? Quais suas características? O coronelismo ainda existe no Brasil? Justifique e exemplifique.
Respostas
Resposta:
Primeira Pergunta:
O coronelismo é um fenômeno que se iniciou no Brasil após a proclamação da República. Com o fim do voto censitário – que exigia do cidadão uma renda mínima para poder votar – o número de brasileiros eleitores aumentou e as elites do império passaram a se utilizar desse fenômeno para se manter no poder.
Segunda Pergunta:
Esta elite política foi composta por comerciantes, grandes proprietários rurais e chefes políticos locais. Eles eram capazes de exercer influência sobre a população local enquanto autoridades incontestáveis.
Os coronéis podiam recrutar pessoas para compor a força militar do governo. Desta forma podiam manter os pilares da exclusão política e do controle sobre os espaços de representação política.
Terceira Pergunta:
Eles ainda existem na maioria das cidades do interior. Mantém sua influências com os veículos de comunicação que lhe pertencem e impõem aos eleitores um “cabresto” que não se dissipa com o fim das eleições. Os coronéis querem poder, poder e mais poder. E são flexíveis aos tempos: agora existe até o coronelismo eletrônico. O jornalista Carlos Gustavo Yoda, integrante do Intervozes, publicou artigo intitulado “Coronelismo, antena e voto: a apropriação política das emissoras de rádio e TV” em Carta Capital.