(Fuvest) - No século XIX a imigração européia para o Brasil foi um processo ligado:
A) A uma política oficial deliberada de povoamento desejosa de fixar contingentes brancos em áreas estratégicas e atender grupos de proprietários na obtenção de mão de obra.
B) A uma política organizada pelos abolicionistas para substituir paulatinamente a mão de obra escrava das regiões cafeeiras e evitar a escravização em novas áreas de povoamento no sul do país.
C) Às políticas militares, estabelecidas desde D. João VI, para a ocupação das fronteiras do sul e para a constituição de propriedades de criação de gado destinadas a exportação de charque.
D) À política do partido liberal para atrair novos grupos europeus para as áreas agrícolas e implantar um meio alternativo de produção, baseado em minifúndios.
E) À política oficial de povoamento baseada nos contratos de pqrceria como forma de estabelecer mão de obra assalariada nas áreas de agricultura de subsistência e de exportação.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
Letra A
Explicação:
Um das características da política praticada no Segundo Reinado, na segunda metade do século XIX, foi o fomento à imigração de europeus para o trabalho nas terras cultiváveis brasileiras. Política essa que era apoiada pelos produtores agrícolas do Brasil, que transformaram os imigrantes em colonos de suas terras.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás