As terras onde hoje é o Haiti foram ocupadas pelos franceses no século XVIII. As grandes fazendas de fumo, algodão, açúcar e rum fizeram da então chamada Ilha de São Domingos a mais rica das colônias francesas. A prosperidade, no entanto, se dava às custas de quase 90% da população, que se constituía de africanos escravizados. Diante dessa situação, o que ocorreu em 1791?
Uma revolta liderada por Jean-Jacques Dessalines, que declarou a independência de São Domingos e mudou o nome para Haiti.
Um movimento escravo liderado por Toussaint L'Ouverture, que inicialmente pedia apenas melhores condições de trabalho, mas que logo se transformou em um levante escravo de grandes proporções.
Uma revolta liderada por Toussaint L'Ouverture, líder escravo que venceu as tropas francesas, declarou a independência e mudou o nome da ex-colônia para Haiti.
Uma revolta liderada por Toussaint L'Ouverture e Jean-Jacques Dessalines, que venceram as tropas francesas em 1791 e declararam a independência da ex-colônia, mudando seu nome para Haiti.
Respostas
Resposta: Uma revolta liderada por Toussaint L'Ouverture e Jean-Jacques Dessalines, que venceram as tropas francesas em 1791 e declararam a independência da ex-colônia, mudando seu nome para Haiti.
Explicação: Com a prisão e morte de Toussaint Louverture, a liderança da Revolução Haitiana foi ocupada por Jean-Jacques Dessalines, que reiniciou a luta contra os franceses e derrotou-os de maneira definitiva em novembro de 1803. Pouco tempo depois, em 1º de janeiro de 1804, foi declarada a independência de São Domingos.
Após a declaração de independência, Jean-Jacques Dessalines escolheu o nome de Haiti para o novo país que havia surgido. O nome foi escolhido em homenagem às populações indígenas que habitavam a região antes da chegada dos europeus. O governo do Haiti foi ocupado pelo próprio Dessalines. Após a independência, o Haiti tornou-se o único país das Américas que conquistou sua independência a partir de uma rebelião de escravos.