Desafio 4 - Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Imune e Hematológico No cenário atual, a COVID-19 tem se tornado uma Emergência de Saúde Pública de importância internacional. A doença é responsável por diferentes alterações sistêmicas que podem, inclusive, levar o indivíduo acometido ao óbito. Dentre as observações realizadas no atendimento aos casos de COVID-19, tem sido bem evidenciado que pacientes com a forma severa da doença desenvolvem um intenso processo inflamatório em diferentes órgãos. A respeito do processo inflamatório e suas características, podemos considerar a inflamação como um processo bom ou ruim para o organismo humano? Quais são os sinais cardinais da inflamação e suas causas? Em toda inflamação temos a presença de todos os sinais cardinais? Justifique sua resposta.
Respostas
Resposta:
O Observatório Covid-19 Fiocruz tem como função produzir informações para ação. Seu objetivo geral é o desenvolvimento de análises integradas, tecnologias, propostas e soluções para enfrentamento da pandemia por Covid-19 pelo SUS e pela sociedade brasileira.
O observatório está estruturado de modo colaborativo, permitindo que as iniciativas e os trabalhos já desenvolvidos nos diversos laboratórios, grupos de pesquisas e setores da Fiocruz, no âmbito de suas competências e expertises, desenvolvam suas atividades de forma ágil, em redes de cooperações internas e externas, para a produção e divulgação de materiais para o enfrentamento da pandemia. Sua dinâmica de trabalho envolve a produção de informações, dashboards, análises, desenvolvimento de tecnologias e propostas.
Encontra-se inicialmente organizado em quatro grandes eixos, sendo estes: 1) Cenários Epidemiológicos; 2) Medidas de Controle e Organização dos Serviços e Sistemas de Saúde; 3) Qualidade do Cuidado, Segurança do Paciente e Saúde do Trabalhador; 4) Impactos Sociais da Pandemia.
Explicação:
se estever errado me desculpe