1) O sociólogo brasileiro, Sérgio Buarque de Holanda, criou a metáfora do ladrilhador e do semeador para caracterizar e diferenciar os tipos de colonizadores europeus nas Américas, especialmente os colonizadores espanhóis e portugueses. Nesse sentido, consulte o material postado anteriormente e pesquise na internet sobre essa metáfora e responda a pergunta abaixo:
1.a) Identifique quem é o ladrilhador e o semeador entre os colonizadores, espanhol e português. E justifique. (Escreva 1 parágrafo explicativo de no mínimo 3 linhas).
Respostas
Resposta:
Quando Pedro Álvares Cabral chega ao Brasil, no dia 22 de Abril de 1500, algo de novo acontece, a partir de agora os portugueses estão de frente com um povo completamente diferente de si, com costumes, crenças e língua totalmente desconhecidas ao olhar europeu. Desta forma, tanto os espanhóis que haviam chegado alguns anos antes (1492), quanto os portugueses, se veem diante de um desafio: O que fazer com esses povos e como produzir novas riquezas nessas terras?
Bem, acontece que Portugal, diferente da Espanha, não continha um poderio bélico tão poderoso, tão pouco havia contingente suficiente no país capaz de dominar um outro povo, sem que este desarmasse suas fronteiras na Europa. Desta forma, a primeira abordagem e mais coerente a ser tomada, acredite se quiser, não foi sair dizimando todos os indígenas que aqui viviam, como nós pensamos. Muito pelo contrário, a primeira abordagem dos portugueses, através dos padres da Companhia de Jesus, dentre eles, Pe. José de Anchieta, foi se aproximar dos nativos, conhecer a sua cultura, dominar a sua língua e assim criar laços de confiança, pois desta forma tanto a dominação do território seria mais tranquila, quanto a catequização destas tribos.