(AP) Considere a reação não balanceada a seguir. A) FAÇA o balanceamento da equação. INDIQUE como resposta apenas os coeficientes na mesma sequência em que aparecem na reação química, inclusive quando o reagente for igual a um. B) Se utilizarmos 2 mol de gás nitrogênio nessa reação, qual a quantidade de matéria de amônia, será produzida em mol .
Respostas
Resposta:
A) 1, 3, 2.
B) 4 mols
Explicação:
Como nosso produto é , é claro que precisamos de três vezes mais hidrogênio que nitrogênio. Então, um bom primeiro passo para balancear a equação é o seguinte:
Agora, temos dois átomos de nitrogênio no lado dos reagentes mas só a metade, um átomo, no lado dos produtos. Igualmente, temos seis átomos de hidrogênio nos reagentes e só a metade, três átomos, no lado dos produtos.
Podemos resolver esse problema de duas maneiras: ou duplicamos o numero de moléculas de no produto, ou cortamos ao meio o número de moléculas nos reagentes:
Eu prefiro o primeiro jeito porque só usamos números inteiros. Não existe meia molécula. Com isso, resolvemos a letra (A). Os coeficientes, em ordem, sao 1, 3 e 2.
Na letra (B), queremos saber quantos mols de amônia serão produzidos se usarmos 2 mols de gás nitrogênio. Bom, com um mol de gás nitrogênio, estamos produzindo dois mols de amônia conforme a equação balanceada. Se dobrarmos o nitrogênio (e supostamente o hidrogênio também), vamos dobrar a amônia! Portanto, nossa produção de amônia nesse caso será de 4 mols.