Respostas
Explicação:
Independência política: quando um país depende do outro para suprir a maior parte de suas necessidades energéticas, ele se expõe à intimidação, coerção e manipulação por parte do provedor. Distribuir as necessidades energéticas entre uma variedade de provedores permite que o país importador reduza sua dependência de um único provedor e reforce sua independência na política mundial**.
Crescimento econômico: a diversificação energética incentiva o crescimento econômico***. Obter energia de múltiplas fontes e fornecedores protege a nação importadora de interrupções de energia quando uma fonte ou um fornecedor é incapaz de atender à demanda ou não quer supri-la. A diversificação energética garante a segurança energética contínua, que fornece um clima fértil para o empreendedorismo, a inovação, e a pesquisa & desenvolvimento.
Proteção ambiental: o desenvolvimento de recursos renováveis como as energias solar e a eólica diminui a ameaça de escassez de energia. Recursos renováveis emitem pouco ou nenhum poluente e têm um mínimo impacto no meio ambiente. Investimentos em energia renovável também promovem inovação e aumento de empregos.
Enquanto a matriz energética representa o conjunto de fontes de energia disponíveis para movimentar os carros, preparar a comida no fogão e gerar eletricidade, a matriz elétrica é formada pelo conjunto de fontes disponíveis apenas para a geração de energia elétrica.