O sal rosa é um composto molecular ou um composto iônico? Cite as suas principais características que podem justificar sua resposta.
Respostas
Resposta:
Composto iônico, o sal rosa do Himalaia tem a possibilidade de ser substituto do sal de cozinha, ou cloreto de sódio iodado.
Explicação: É um sal que apresenta vários compostos diferentes. Alguns estudos chegam a descrever mais de 80 substâncias minerais. Também encontrados no sal rosa do Himalaia, o óxido de ferro e o manganês são as substâncias responsáveis pela coloração rosácea do sal.
Vantagens do sal rosa do Himalaia: Auxílio na regulação do nível de umidade da pele; Remineralização da pele e do corpo; Auxílio no tratamento da psoríase; Utilização como um exfoliante natural da pele; Ajuda a extrair toxinas; Aumento da circulação sanguínea; Auxílio no processo de relaxamento dos músculos; Auxílio na estabilização do pH e do estresse oxidativo no corpo humano; Aumento da hidratação corporal.
O sal rosa é um composto iônico isso se deve aos átomos presentes em sua ligação (metal e ametal).
Como determinar o tipo de ligação química de um composto?
Para determinar se um composto é molecular ou iônico é necessário verificar sua composição.
Recordando a definição de composto molecular é aquele em que ocorre ligações entre ametais.
Já os compostos iônicos são formados pela ligação entre um metal e um ametal.
O sal do Himalaia (sal rosa) é composto por:
- 98% de cloreto de sódio (NaCl);
- Outros elementos: Fosfóro (P), Cálcio (Ca), Zinco (Zn), Cobre (Cu), Ferro (Fe).
Com isso, pode-se afirmar que o sal rosa ocorre por uma ligação entre um metal (Na) e um ametal (Cl), e os outros demais iôns ametálicos (P) e metálicos(Ca, Zn, Cu, Fe).
Veja mais sobre ligações químicas em: https://brainly.com.br/tarefa/29025322
#SPJ2