Respostas
Resposta:
William Kamkwanba trabalha com o pai e a família nas terras herdadas de seus avós. Plantam milho no Malawi, na África, em terra árida, sempre a orar para Deus pelas chuvas que lhes garantam a produção, para sua subsistência e vendas.
Os pais de William, diante da dura condição de vida local, acreditam que é importante oferecer a seus filhos a possibilidade de um futuro melhor. Apesar de não terem estudado, percebem na educação esta riqueza que lhes permitirá vida mais próspera. A filha mais velha já foi para a escola e, agora, inicia-se o ciclo de estudos do menino, que para isso, ganha um uniforme e verdadeiramente vibra com a educação que passará a ter. Estudar e trabalhar, ajudar a família no tempo disponível a arar a terra e ganhar o pão de cada dia.
A morte do irmão de Trywell Kankwanba, pai de William, muda o comando das terras para seu sobrinho que, com isso, passa a conduzir sua produção de forma independente em relação a seu tio. O momento é difícil, ainda mais porque o governo, comprador da produção excedente, oferece preços baixos pelo fruto da colheita na região. Isso motiva uma revolta local, com a maioria dos produtores rejeitando a oferta e alguns outros, liderados pelo sobrinho de Trywell, aceitando os valores impostos pelos governantes.
O período de seca, um componente que dificulta ainda mais a vida da comunidade agrícola da região, é ainda maior do que o esperado e, com isso, a terra fica extremamente árida, difícil de trabalhar e a produção não colhe os frutos esperados. A fome, os saques, embates com o governo e a evasão de famílias inteiras os deixa a beira do caos. Até a escola é fechada...
Como sobreviver a este momento tão inóspito, de tantas dificuldades, sem a água necessária para realizar o plantio? É dos livros escolares, das aulas de ciências que vem a inspiração para que William se transforme no “menino que descobriu o vento” e que, com isso, busque a resposta para as grandes dificuldades e desafios que se colocam para toda a sua comunidade contando com recursos ínfimos como rádios e pilhas velhas, uma bicicleta usada e muita disposição, criatividade e sabedoria.
Explicação: