O sistema circulatório é responsável pela distribuição de nutrientes e oxigênio no corpo e coleta das excretas para sua liberação pelos órgãos excretores. Ele é composto por veias, artérias e capilares. Sobre estes elementos é correto afirmar: *
a) As artérias são os vasos sanguíneos mais finos, levando, na mair parte das vezes, sangue pobre em oxigênio, do coração para o corpo. b) Os capilares são os mais grossos vasos do corpo e permitem as trocas gasosas nos pulmões..
c) As artérias são mais grossas e levam, na maior parte das vezes, sangue rico em oxigênio do coração para o corpo.
d) As veias são os vasos sanguíneos mais grossos, levando, na maior parte das vezes, o sangue rico em oxigênio para o corpo.
Respostas
Resposta:
sistema cardiovascular do corpo humano é constituído pelo coração e pelos vasos sanguíneos. Esse sistema tem como papel principal operar a circulação do sangue no organismo, garantindo, dessa forma, que oxigênio e nutrientes sejam levados até as células e que os resíduos metabólicos sejam transportados até seu local de eliminação. Além disso, também permite, indiretamente, que nosso corpo seja capaz de proteger-se contra infecções, uma vez que é no sangue que encontramos células e proteínas de defesa.
Órgãos do sistema cardiovascular
O sistema cardiovascular é composto pelo coração e pelos vasos sanguíneos. Vejamos, a seguir, um pouco mais a respeito dessas estruturas:
Coração
O coração é um órgão musculoso, localizado atrás do osso esterno, que atua garantindo a propulsão do sangue, funcionando, portanto, como uma bomba. Assim como em aves e outros mamíferos, o coração humano apresenta quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos. O átrio esquerdo comunica-se com o ventrículo esquerdo, e o átrio direito comunica-se com o ventrículo direito. Valvas presentes no coração impedem o refluxo de sangue. Não há comunicação entre os lados esquerdo e direito, sendo observada a circulação de sangue rico em gás carbônico do lado direito e a de sangue rico em oxigênio do lado esquerdo.
O coração funciona como uma grande bomba que garante o impulsionamento do sangue para as diferentes partes do organismo.
O coração humano apresenta o tamanho aproximado de um punho fechado e possui três camadas formando suas paredes: pericárdio, miocárdio e endocárdio. Pericárdio é a camada mais externa, miocárdio é a camada mediana, e endocárdio é a camada interna.
O miocárdio é formado por tecido muscular cardíaco e sua espessura não é a mesma em todo o órgão. No ventrículo esquerdo, ele se apresenta mais espesso que no ventrículo direito, enquanto nos átrios apresenta-se relativamente fino. Essa espessura está relacionada com a pressão que deverá ser gerada para o impulso do sangue. Como o ventrículo esquerdo garante o bombeamento do sangue para o corpo, sua parede é mais espessa.
O coração bombeia o sangue graças a um ritmo cíclico de contração e relaxamento. Denomina-se de sístole a fase de contração desse ciclo, enquanto a fase de relaxamento é denominada diástole. Os batimentos cardíacos são originados em um sistema próprio do órgão. O chamado nó sinoatrial produz impulsos elétricos que rapidamente se propagam pelo tecido cardíaco.
Esse impulso segue até um ponto de transmissão chamado de nó atrioventricular, localizado na parede entre os átrios direito e esquerdo, daí o impulso segue para o ápice do coração e paredes ventriculares por ramos do feixe e f.