A chegada das águas do rio São Francisco ao Castanhão, maior açude do Brasil, é, por vários motivos, considerada um fato histórico de imediato. Ela liga duas obras de grande porte e alto investimento, que uniram esforços estaduais e federais e atravessaram diferentes gestões, com impactos, embargos e polêmicas pelo caminho, para, no fim, representarem grande ganho de capital político para os envolvidos nos empreendimentos. A partir da leitura do trecho e de seus conhecimentos sobre o rio São Francisco, assinale a alternativa correta.
Respostas
Resposta:
A chegada das águas da transposição ao maior reservatório do Ceará era uma expectativa de décadas e deve continuar como destaque em discursos eleitorais e disputas por "paternidade do feito"
Explicação:
A chegada das águas do Rio São Francisco ao Castanhão, maior açude do Brasil, é, por vários motivos, considerada um fato histórico de imediato. Ela liga duas obras de grande porte e alto investimento, que uniram esforços estaduais e federais e atravessaram diferentes gestões, com impactos, embargos e polêmicas pelo caminho, para, no fim, representarem grande ganho de capital político para os envolvidos nos empreendimentos.
A diferença é que, ao contrário do Castanhão, a Transposição do São Francisco deve ser objeto de intensa disputa de mérito, a chamada “paternidade da obra”, no cenário de briga por votos nordestinos em 2022.