Quando calculamos o valor da variação de entalpia de uma reação e o valor calculado é positivo, a reação química será considerada
Respostas
Explicação:
Quando falamos de reações químicas, podemos dividi-las em endotérmicas ou exotérmicas. As reações endotérmicas são aquelas que absorvem calor, já as reações exotérmicas liberam calor.
Quando falamos de entalpia ou ΔH, estamos nos referindo às reações térmicas envolvidas nas reações químicas. O ΔH é calculado como:
ΔH= ΔHp - ΔHr
sendo:
ΔHp= entalpia dos produtos ou "Energia dos produtos"
ΔHr = entalpia dos reagentes ou "Energia de ativação"
Nesse momento peço para que você dê uma olhada na imagem abaixo, note que:
1- Nas duas reações tanto endotérmicas quanto exotérmicas, a reação começa com uma determinada energia e essa energia fica constante até que começa a crescer até ter um "pico", mas depois volta a abaixar.
2- Dizemos que antes do "pico", temos uma energia de ativação, ou seja, é a energia antes da formação de um produto. Depois do "pico", temos uma energia do produto, ou seja, é a análise da energia que se encontra nos produtos.
3- O que difere as duas reações é que na reação endotérmica, a energia dos produtos (energia final) aumenta depois do "pico", ou seja, quer dizer que no final temos uma energia maior do que no início, ou seja, com certeza, a reação absorveu calor, e por isso se chama endotérmica. Em contra partida, na reação exotérmica, a energia encontrada nos produtos é inferior à energia inicial, querendo dizer que na reação houve a liberação de energia, ou seja, uma reação exotérmica.
Agora, vamos voltar a nossa equação para dar um desfecho:
Se para calcular a ΔH é preciso diminuir a energia dos produtos da energia de ativação, como na fórmula abaixo:
ΔH = ΔHp - ΔHr
Então, numa reação exotérmica, o ΔH seria negativo, pois, o ΔHp, ou seja, a energia dos produtos é menor que a energia de ativação.
Exemplos:
Obs: vou usar os algarismos 5 e 3.
Sabemos que uma reação endotérmica tem menor energia de ativação (ΔHr) e maior energia dos produtos (ΔHp), logo como calcular o ΔH?
ΔH = ΔHp - ΔHr
ΔH = 5 - 3 = 2 (ou seja, positivo)
mas e se fosse uma reação exotérmica, em que a energia dos produtos (ΔHp) é menor que a de ativação (ΔHr)?
ΔH = ΔHp - ΔHr
ΔH = 3 - 5 = -2 (ou seja, negativo)
*Esse é um conceito meio complicado, por isso exige atenção, por isso, siga passo a passo. Ah e claro, quando for fazer provas e queira ser mais rápido e dinâmico, você pode gravar o seguinte tbm: ΔH negativo = exotérmico, ΔH positivo = endotérmico, mas é sempre importante entender o conteúdo todo, pois também se cobra muito a teoria*