Respostas
Resposta:
Por que o ser humano gera tanto lixo? Anualmente, são produzidos cerca de 2 bilhões de toneladas em todo o planeta. E esse número só cresce. No Brasil, não é diferente. Diariamente, acumulam-se mais de 130 mil toneladas de resíduos.
Aproximadamente, 10% desses materiais gerados no país ficam no município de São Paulo. A megalópole produz, todos os dias, 12 mil toneladas, o equivalente a 3,6 milhões de toneladas por ano. É tanto lixo, que seria possível cobrir até 53 metros de altura de toda a avenida Paulista, principal via da cidade. Para se ter uma ideia, o prédio da Fiesp ficaria mais da metade encoberto de rejeitos.
Para compreender melhor essa questão é preciso entender a realidade do lixo na cidade. O mundo ideal seria que o paulistano descartasse os materiais corretamente, dividindo o lixo em dois: comum e reciclável. Isso possibilitaria a reciclagem de 40% dos resíduos e uma economia de 600 milhões de reais por ano.
Parte desse lixo também poderia colaborar com profissionais que trabalham com a reciclagem e com as cooperativas. Além disso, descartar corretamente outros materiais como baterias, pilhas, eletroeletrônicos, remédios e óleo é fundamental para evitar a contaminação do solo, do lençol freático e das redes coletoras de esgoto, além dos aterros sanitários, destino final do lixo.
Explicação: