• Matéria: Pedagogia
  • Autor: shirleymecpalto
  • Perguntado 3 anos atrás

PERGUNTA 2 Paulo Freire é um educador da modernidade com os pés na contemporaneidade, como um educador da complexidade, dialoga teoricamente com diversas teorias e diferentes autores. Vinculado às suas discussões observa-se a presença de Marx, Edgard Morin, Maturana, entre outros. A essência da educação, para Paulo Freire, está assentada na vida, aprofundada na pesquisa que valoriza a cultura e critica a fragmentação do conhecimento. Analise as alternativas a seguir e assinale aquela que corrobora as ideias acima expostas.
a. Paulo Freire, por criticar a fragmentação do conhecimento, valorizava as diferentes correntes do conhecimento e criticava a dicotomia de muitas delas.
b. O empirismo é o fundamento freireano de alfabetização na medida em que propõe aos alunos o reconhecimento do que o mundo oferece culturalmente.
c. As reflexões a partir da teoria de Paulo Freire geraram muitas críticas porque o autor não diferenciava os fundamentos teóricos marxistas e empiristas.
d. O domínio da ciência é amplo e cabe a cada teórico da educação delimitar o seu campo de análise na produção das bases sobre as quais as discussões acontecem.
e. As teorias da modernidade precisavam ser reformuladas, por isso Paulo Freire buscava na contemporaneidade autores como Morin e Maturana, para dialogar com Marx.

Respostas

respondido por: 0000113832968xsp
9

Resposta:

alternativa a

Explicação:

Como dito na pergunta Paulo Freire critica a fragmentação do conhecimento e procura valorizar as contribuições de várias áreas, procurando entender o sectarismo das ciências.

respondido por: AnthonioJorge
0

Paulo Freire era um crítico da fragmentação do conhecimento porque valorizava as diferentes correntes do conhecimento, inclusive as que não implicavam na dicotomia das disciplinas. Logo, a alternativa A está correta.

Um dos pontos centrais da pedagogia de Paulo Freire era a noção de que o diálogo, do ponto de vista epistmeológico representa um processo de construção, tal como o professor, ao dialogar, deve criar as condições ao interesse do aluno.  

 

Para Paulo Freire, a educação, no currículo tradicional, está afastada da situação existencial das pessoas

Na visão de Paulo Freire, o aluno, na educação tradicional, é como um banco, no qual se deposita o conhecimento. Na prática, quer dizer que o aluno é como um cofre vazio em que o professor acrescenta fórmulas, letras e conhecimento científico até "enriquecer" o aluno.  

A pedagogia de Paulo Freire é baseada na noção de "consciência revolucionária". Para Freire, na Pedagogia do Oprimido:

  • Chama-se a este pensar certo de "consciência revolucionária" ou de "consciência de classe", é indispensável à revolução, que não se faz sem ele.

O antídoto para a "educação bancária", para Freire, é a organização criticamente consciente. Como bom marxista, Paulo Freire herda a noção intelectual que enxerga o mundo como uma luta entre classes, opressores e oprimidos.  

Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/25024864

Anexos:
Perguntas similares