Respostas
Resposta:
Conhecido por maré negra, o derrame de produtos petroleiros vem afetando e poluindo mares e zonas litorâneas cada vez mais. Estima-se que essa exposição pode chegar a 10% do total anual da poluição dos oceanos.
Dentre as principais causas, estão a ruptura de oleodutos, o transporte de hidrocarbonetos em alto-mar, acidentes e as atividades de exploração petrolífera – plataformas de exploração de jazigos de petróleo, através de perfurações submarinas, localizadas nos limites das plataformas continentais.
Resposta:
Maré negra é uma figura de linguagem que se refere às consequências do derramamento de petróleo no meio ambiente, especialmente no ecossistema marinho, devido à atividade humana, sendo uma das formas mais agressivas de poluição ambiental.
Explicação:
Os derrames de petróleo no mar geralmente são muito mais prejudiciais do que os terrestres, pois podem se espalhar por centenas de quilômetros cobrindo praias com uma fina camada de óleo. Estes podem matar aves marinhas, mamíferos, mariscos e outros organismos com os quais entram em contato.