• Matéria: História
  • Autor: ajyibritope
  • Perguntado 3 anos atrás

qual a justificativa para as teorias racistas do século


hellonath0: perguntinha cabulosa viu
hellonath0: tem nenhum texto base não??
ajyibritope: me ajuda
ajyibritope: pôr favor minha pró e muito brava se eu não entregar amanhã ela tira um ponto me ajudar
brxjaozin: a educação que as pessoas tem com pessoas negras é diferente de pessoas brancas, discriminação, bullying
hellonath0: mas ele quer teorias
ajyibritope: não
ajyibritope: só a resposta
hellonath0: não sei do sec XXI, mas do sec XIX e XX tem várias
ajyibritope: obg

Respostas

respondido por: brxjaozin
0

qual século? não se preocupa, quando falar eu vou te ajudar

respondido por: hellonath0
0

Resposta:

-Darwinismo social = baseada na teoria da evolução de Charles Darwin; uma das vertentenses do positivismo; foi usado para fundamentar a "superioridade" de povos em detrimento de outros e a exclusão de individuos em função da sua raça/etnia. Usa a teoria evolutiva para explicar que algumas sociedades se desenvolveram mais e ficaram mais ricas, em razão de outras menos evoluidas que pouco se desenvolveram e se formaram sociedades miseráveis, merecendo serem subjulgadas.

-Eugenia (Galton) -  Galton, no estudo da eugenia, classifica caracteres raciais e étnicos que fazem das pessoas superiores umas as outras. Em seu trabalho, Galton faz uso da seleção natural e da genética para comprovar a superioridade de um determinado grupo em relação a outros. Baseia a Eugenia nazista também conhecida como arianismo.

-Eurocentrismo -  a Europa foi um "centro" histórico por muito tempo, principalmente após as grandes navegações, conseguindo dominar diferentes povos em diferentes espaços territoriais. Foram impostos aos povos dominados padrões europeus que estendiam a padrões estéticos, padrões culturais, padrões sociais e religiosas. E dentro desse contexto podem ser avaliadas várias coisas. Um exemplo dela é a disseminação da imagem de um Jesus cristo europeu (branco, com olhos e cabelos claros), que não condizem com os aspectos étnicos da composição social em que ele estava inserido, logo, houve uma apropriação de uma figura religiosa ao conformes dos padrões esteticos favoráveis a igreja católica, que causassem menor estranheza para os fieis. Outro exemplo que pode ser citado é que em algumas obra, já considerando o Brasil colonia, as pessoas negras eram demonizadas e consideradas sem alma, por causa da cor da sua pele.  

-Determinismo biológico - muito semelhante a eugenia e ao darwinismo social;  a inteligencia e a capacidade de um individuo são determinadas por fatores genéticos =  associando a questão etnica, algumas raças seriam superiores a outras em função dessa ideia.


hellonath0: Fui da uma pesquisada pq fiquei curiosa. MAS isso tá bem raso. Se puder pesquisar mais depois e incrementar algumas informações, seria interessante.
hellonath0: Espero ter ajudado tá. Boa tarde
hellonath0: Obs:coloca como melhor reposta
Perguntas similares