Leia o trecho a seguir:
“Nas últimas décadas, a questão da segurança alimentar e nutricional ganhou centralidade na agenda internacional, influenciando os acordos e compromissos de desenvolvimento dos governos nacionais. Fortemente influenciado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o conceito de segurança alimentar e nutricional, incialmente circunscrito à produção e formação de estoques de alimentos, foi sendo acrescido de distintas dimensões que influenciam o sistema alimentar mundial e as condições de vida das pessoas.”
Fonte: VASCONCELLOS, A., B., P., A.; MOURA, L. B. A. Segurança alimentar e nutricional: uma
análise da situação da descentralização de sua política pública nacional. Caderno de Saúde Pública, v. 34, n. 34, p. 1-13, 2018.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre segurança alimentar, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsas(s).
I. ( ) A temática da segurança alimentar propõe a garantia de alimentos para todos.
II. ( ) A soberania alimentar se encontra relacionada às políticas para produção e distribuição de alimentos.
III. ( ) Quaisquer tipos de alimentos estão inseridos na temática da segurança alimentar.
IV. ( ) Temas como padrões de consumo e bioenergia estão interligados à segurança alimentar.
A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V, F, V, F.
F, F, V, V.
V, V, F, V.
F, V, V, V.
F, V, F, V.
Respostas
Resposta:
VVFV
Explicação:
Existe 7 componentes da segurança alimentar nacional, que são:
(i) a produção de alimentos; (ii) a disponibilidade de alimentos; (iii) a renda e condições de vida; (iv) o acesso à alimentação adequada e saudável, incluindo a água; (v) a saúde, nutrição e acesso a serviços relacionados; (vi) a educação e (vii) os programas e ações relacionadas à segurança alimentar
Nem todos os alimentos se ligam a segurança alimentar, apenas aqueles que podem ser considerados como nutritivos e saudáveis. Além disso, é preciso falar sobre padrões de consumo, bioenergia disponível, a soberania alimentar, dieta comum da população e a garantia de alimentação para todos (alternativa C).
A segurança alimentar e a fome no mundo
A segurança alimentar está ligada ao suprimento de todas as pessoas com alimentos suficientes para saciar a fome e as necessidades nutricionais de todas as pessoas.
Porém, em 2020, cerca de 2,37 bilhões de pessoas viveram em situação de insegurança alimentar.
É um problema global que é seguido do desperdício de alimentos no mundo, que fica em torno de 17% da produção global.
Venha estudar mais sobre segurança alimentar em:
https://brainly.com.br/tarefa/22982919