Respostas
Resposta:
RESUMO SIM)
Desde que a Colômbia proclamou sua independência e deixou de ser uma colônia espanhola este país enfrenta conflitos armados. O responsável por sua emancipação e autonomia foi Simón Bolivar, um militar e líder político que juntamente com José de San Martín, outro militar, foram os responsáveis pela Guerra de Independência da América Espanhola contra o Império Espanhol em 1811.
Além da Guerra de Independência da Colômbia, outros conflitos armados entraram para a história. Um bom exemplo disso é o período La Violencia, que iniciou em 1948 e perdurou até o ano de 1958, no qual a luta estava relacionada a disputa de propriedades rurais entre camponeses e a classe média.
Mais tarde, durante os anos 60, houve mais um enfrentamento relevante envolvendo as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARCS) e o Exército de Libertação Nacional (ELN). É nesse momento que os surgem os grupos guerrilheiros armados que brigam por território e contra o governo colombiano, grupos paramilitares e grandes traficantes da região.
Explicação: