• Matéria: Português
  • Autor: Pedroaugusto2306
  • Perguntado 3 anos atrás

Me ajudem por favor preciso para hoje

1- Sabe-se que a propaganda, por vezes, subverte o padrão formal da língua, como uma licença publicitária. É o caso do slogan da Caixa Econômica Federal: “Vem pra Caixa você também, vem!”
Considerando a formação do modo imperativo, explique por que o slogan não está adequado ao padrão culto da língua e faça as devidas correções:

Respostas

respondido por: laraferminosantos
2

Resposta:

A frase "Vem pra Caixa você também, vem!” apresenta o erro chamado duplo tratamento, a mistura de 2ᵃ com 3ᵃ pessoa, o pronome em questão (você) trata-se de um pronome de tratamento, fazendo concordância na 3ª pessoa com você vem, você faz, você fala..., embora quando se refere ao receptor da mensagem substitui o pronome “tu” = 2ª pessoa do discurso.

A mistura ocorre na hora de usarmos o verbo no imperativo afirmativo. Enquanto a 2ª pessoa vem do presente do indicativo sem o “s” vem tu, faze ou faz tu, fala tu, a 3ª pessoa vem do presente do subjuntivo que você venha – venha você; que você faça – faça você; que você fale – fale você.  Assim sendo, num texto formal a frase em questão ficará:

Venha para Caixa você também


Pedroaugusto2306: Vc pode pode me ajudar de novo?
Pedroaugusto2306: https://www.google.com/url?q=https://googleweblight.com/sp%3Fu%3Dhttps://brainly.com.br/tarefa/47999413%26grqid%3Duz6CtAtj%26s%3D1%26hl%3Dpt-BR&sa=U&ved=2ahUKEwj5xou1_uLyAhVfF7kGHQ4YDOgQFnoECAAQAg&usg=AOvVaw2yls1YG49W-L8Ug0zaxZmi
Perguntas similares