Na sua opinião, quais são as diferenças das aulas de Ed. Física antigamente para as atuais? Dê exemplos?
Respostas
A inclusão da dimensão cultural dos conteúdos na Educação Física Escolar teve influência positiva no desenvolvimento da proposta metodológica, permitindo a criação de atividades de ensino e aprendizagem: o registro e a transformação de regras, a adaptação de espaços e equipamentos, a pesquisa de campo e bibliográfica, a apreciação de vídeos e filmes, a formulação de entrevistas para investigar outras culturas e outros períodos históricos e a troca de repertório com outros grupos de contextos socioculturais diversos (aprender sobre Jogos Indígenas, por exemplo).
O fruto desse avanço metodológico pode ser ilustrado com a descrição sintética de um projeto sobre futebol realizado em uma escola de educação infantil, com um grupo de crianças de seis anos, que durou um semestre:
- jogar futebol na quadra, na grama, na areia, no pátio;
- pesquisar e ouvir músicas brasileiras sobre o futebol;
- desenhar, pintar e fazer esculturas sobre situações do jogo;
- organizar equipes em subgrupos;
- escolher nomes e desenhar símbolos para as equipes;
- jogar futebol de botão;
- entrevistar ex-jogadores profissionais;
- ouvir a gravação de transmissões de jogos no rádio de diversas épocas;
- compor hinos e gritos de guerra das equipes;
- pesquisar e adaptar regras oficiais;
- compreender as funções dos treinadores, massagistas, juízes e bandeirinhas;
- assistir a filmes sobre o futebol;
- e, entre todas essas atividades, jogar e jogar e jogar futebol.
Resposta: Bom, antigamente eram praticados em sua maioria exercícios naturais, como brincar de peteca, e jogar futebol com latas, garrafas pets etc. Também não tinha muito o uso da tecnologia nesses tempos e eles não acompanhavam nada de exercício por internet.
Já nos dias de hoje, tudo é a base da tecnologia, aplicativos para exercício, vídeos no you tuber. O futebol são com bolas originais, de couro, e etc.