afirmo que não podemos mais trabalhar com conceitos tão polarizados, com oposições simplícitas que separam radicalmente economia e cultura, cultura e sociedade, e assim por diante Como dizia hobsbawn um artigo sobre história social do Historiador das ideias talvez não possa prestar muita atenção aos aspectos econômicos e o historiador econômico talvez não precise pensar em Chester mas o historiador social que não levar em conta os dois não vai muito longe. Sobre produção historiográfica que predomina no Brasil apartir da década de 80, é correto afirmar
letra A... é uma história social de tipo historicista que foca quase que exclusivamente na relação entre economia e formação social
B... as concepções teórico-metodológicas da história cultural expulsaram da produção brasileira análise de relações sociais e econômicas
C...é uma historiografia marcada pela pluralidade de temas e fontes históricas que procuram Marcar todos os aspectos da vida humana em suas análises
D...predomina uma narrativa dos grandes nomes do exército da política visando a formação do Estado Nacional
E...predomina os estudos da demografia quantitativa visando a compreensão das estruturas socioeconômicas
Respostas
Resposta:
A proposta central deste artigo é fazer uma discussão em torno da construção do conceito de cultura popular. Também serão efetuados, num segundo momento, breves apontamentos acerca do conceito de "cultura popular negra". A ideia central aqui é mostrar que, na produção do conhecimento histórico, consolida-se a tendência de questionar as delimitações essencialistas que separam cultura popular e erudita (ou de elite) em compartimentos estanques.
Cultura; Popular; Negro; Afrodiáspora
The purpose of this article is to raise a discussion on the construction of the concept of popular culture. Also brief notes will be made concerning the concept of "black popular culture". The central idea here is to show that, in the production of historical knowledge, it is a consolidated trend to question the essentialists' delimitations that separate popular and erudite or elite culture into tight compartments.
Culture; Popular; Black population; African Diaspora
ARTIGOS
Cultura popular: as construções de um conceito na produção historiográfica
Popular culture: the construction of a concept of historiographic production
Petrônio Domingues
A proposta central deste artigo é fazer uma discussão em torno da construção do conceito de cultura popular. Também serão efetuados, num segundo momento, breves apontamentos acerca do conceito de "cultura popular negra". A ideia central aqui é mostrar que, na produção do conhecimento histórico, consolida-se a tendência de questionar as delimitações essencialistas que separam cultura popular e erudita (ou de elite) em compartimentos estanques.
Palavras-chave: Cultura. Popular. Negro. Afrodiáspora.
ABSTRACT
The purpose of this article is to raise a discussion on the construction of the concept of popular culture. Also brief notes will be made concerning the concept of "black popular culture". The central idea here is to show that, in the production of historical knowledge, it is a consolidated trend to question the essentialists' delimitations that separate popular and erudite or elite culture into tight compartments.
Keywords: Culture. Popular. Black population. African Diaspora.
Na cultura popular negra, estritamente falando, em termos etnográficos, não
existem formas puras.
(HALL, 2003, p.343).
A finalidade precípua deste artigo é dissecar a construção dos conceitos de cultura popular e erudita (ou de elite) na produção do conhecimento histórico e, num segundo e último momento, tecer breves apontamentos acerca do conceito de "cultura popular negra", cunhado por Stuart Hall. Antes, porém, serão esquadrinhados alguns autores clássicos Mikhail Bakhtin, Michel de Certeau, Carlo Ginzburg, Robert Darnton, Roger Chartier, Peter Burke e Edward Palmer Thompson. Seus textos, em certos pontos, convergem na compreensão do que seja popular, em outros, dialogam entre si, mas antes eles divergem. Os autores realizaram suas investigações de forma interdisciplinar, estabelecendo confluências e transposições entre várias áreas das ciências humanas: história, sociologia, antropologia e crítica literária, principalmente. A ideia central aqui é mostrar que, na produção do conhecimento histórico, consolida-se a tendência de questionar as abordagens essencialistas que separam cultura popular e erudita em compartimentos estanques.