Respostas
Explicação:
No domingo, 15 de agosto, o grupo extremista Talibã tomou a capital do Afeganistão, Cabul, e voltou ao poder quase 20 anos depois de ter sido expulso por tropas norte-americanas
Resposta: O grupo extremista já havia governado entre 1996 e 2001.
E no dia 29 de fevereiro de 2020, o Talibã e os Estados Unidos firmam um histórico acordo. O acordo prevê a retirada completa das tropas estrangeiras para maio de 2021 e os talibãs se comprometem a negociar com o governo afegão e a reduzir os atos violentos.
Em 1º de maio de 2021 começa de forma oficial a partida dos últimos 2.500 soldados americanos do Afeganistão e 7.000 da Otan. Assim que a retirada é iniciada, combates entre os talibãs e o exército afegão são registrados no sul.
Os talibãs foram ''reconquistando'' áreas como a capital provincial Zaranj, no sudoeste do país e Kunduz, uma grande cidade do norte.
No dia 12 de agosto, Washington e Londres anunciam o envio de milhares de soldados a Cabul para evacuar os cidadãos. Em dois dias, os talibãs tomam Kandahar, a segunda cidade do país, Lashkar Gah, Pul-i-Alam, a 50 km da capital Cabul.
Enquanto o talibã ia tomando Cabul, capital do Afeganistão, milhares de pessoas correm para o aeroporto, com a esperança de escapar, enquanto os países ocidentais organizam a evacuação de seus cidadãos e de pessoas sob sua proteção.