Respostas
Resposta: Células procarióticas, ou seja, sem núcleo definido, são encontradas exclusivamente no reino Monera. (Cesumar-PR) Os fungos são seres representados pelos cogumelos, leveduras, orelhas-de-pau e vários tipos de bolores.
Explicação: As células procariontes ou procarióticas são definidas por sua principal característica: seu material genético não está delimitado à membrana nuclear, esse material fica disperso por todo o citoplasma da célula.
Com exceção dos vírus, todos os organismos vivos são constituídos por células, que são as unidades estruturais básicas dos seres vivos. Normalmente, as células apresentam algumas características básicas, sendo compostas por membrana plasmática, citoplasma e material genético, algumas possuem núcleo.
As células podem ser classificadas em dois grandes grupos, de acordo com sua estrutura. Elas podem ser procariontes e eucariontes. As células eucariontes são as que têm um núcleo bem definido e sua membrana nuclear envolve o material genético.
As células procariontes, por sua vez, não têm esse núcleo. Essa é a principal diferença entre elas. Neste artigo, vamos identificar e conhecer um pouco mais sobre as células procariontes, suas características e os seres que possuem esse tipo de célula.
Principais características das células procariontes
A principal característica das células procariontes é que seu material genético não está envolto a uma membrana nuclear. Ele fica espalhado pelo citoplasma, em regiões conhecidas como nucleoides, onde fica o DNA circular do tipo cromossômico.
Também são particularidades das células procariontes:
- Nas procariontes podem existir pequenas moléculas de DNA livres, ou plasmídeos, no citoplasma. Os plasmídeos, que são moléculas circulares duplas de DNA podem se reproduzir independentemente do DNA cromossômico.
- As células procariontes não possuem organelas membranosas, a exemplo do retículo endoplasmático e complexo de golgi.
- Os ribossomos também fazem parte da composição das procariontes. Embora seja uma organela que faça parte da síntese proteica em células eucariontes e procariontes, nas procarióticas, essa organela se apresenta em um tamanho menor.
- As procariontes não possuem mitocôndrias, por isso as moléculas que fazem parte do processo de respiração ficam na área interna da membrana plasmática.
- As procarióticas também não possuem citoesqueleto, por isso elas não realizam a endocitose (absorção de material através da membrana celular) e exocitose (liberação de substâncias para o fluxo extracelular).
- A presença de peptidoglicanos e fímbrias também são comuns nas células procariontes. As fímbrias auxiliam na fixação da célula procarionte na hospedeira e colabora no processo de conjugação.