O fluxograma mostrado a seguir resume as etapas de obtenção do álcool hidratado desde a cana-de açúcar moída. Os processos simbolizados por A e D correspondem a etapas de separação de misturas. O processo simbolizado por B é uma evaporação de água para concentrar a mistura e o processo C é uma fermentação, para transformar açúcar em álcool. O vinhoto obtido na etapa final é um produto pastoso que pode ser utilizado para fertilizar o solo e irrigar a plantação de cana, uma vez que é rico em água e nutrientes. etapa final é um produto pastoso que pode ser utilizado para fertilizar o solo e irrigar a plantação de cana, uma vez que é rico em água e nutrientes. cana-de-açúcar moída A B Garapa Melaço C Mosto D Bagaço Álcool Hidratado Vinhoto Com base no texto, no fluxograma e a partir dos responda: conhecimentos, seus a) Quais os nomes dos processos A e D? Dê exemplos de misturas que possam ser desdobradas por estes processos. b) Por que o álcool não é obtido livre de água na etapa final? c) Classifique os processos B e C em fenômenos físicos ou químicos? Justifique.
Respostas
Resposta:
A) Processo A: moagem; Processo B: Destilação; Processo C: Fermentação; Processo D: filtração
B) O álcool sem água é obtido por meio de reação química com óxido de cálcio e não por processo físico (como no exemplo) a filtração.
C) Processo B: físico; Processo C: químico.
Explicação:
A)
Processo A: Moagem.
A moagem é o processo onde ocorre a separação da garapa do bagaço.
Exemplo: moagem da casca de uva para obtenção do líquido a ser destilado e/ou fermentado para a produção do vinho.
Processo B: Destilação
Por meio de diferença de pontos de ebulição, evapora-se as impurezas concentrando o melaço (produto com alto teor de sacarose).
Exemplo: separar mistura de água e sal.
Processo C: Fermentação
Utiliza-se de microrganismos para metabolizarem o açúcar do melaço para a produção de álcool
Exemplo: Para a produção de uísques utiliza-se de um tipo de levedura para fermentação de malte.
Processo D: Filtração
Separa-se o vinhoto (produto pastoso) do álcool.
Exemplo: Separação areia de água.
B)
O álcool não pode ser obtido livre de água (anidro) por estes possuírem na mistura um ponto de ebulição muito próximos.
Para se obter o álcool anidro é realizado por meio de uma reação com óxido de cálcio que é um processo químico e não físico como na questão.
C)
O processo B é um processo físico por meio da diferença de ponto de ebulição ocorre a separação.
O processo C é um processo químico pois é fruto do metabolismo dos microrganismos com a sacarose, gerando um novo composto: álcool.