1) A expansão romana pelo Mar Mediterrâneo gerou importantes transformações políticas, econômicas e sociais. Sobre isso, assinale a alternativa correta:
a) a prosperidade do conjunto da plebe, maior beneficiária da ampliação do mercado consumidor em função das províncias conquistadas.
b) aumentou o número e a importância econômica dos escravos que se tornaram a principal mão de obra em Roma e provocou o empobrecimento da maior parte da plebe.
c) aumento do trabalho livre e assalariado; maior concentração populacional nos campos e enriquecimento de clientes .
d) fim do trabalho escravo; concentração da plebe no campo; domínio político dos militares.
2) Esparta e Atenas eram importantes cidades da Grécia Antiga e as diferenças entre essas duas cidades eram muito grandes.Avalie as afirmativas abaixo e faça o que se pede:
Coloque a letra E se referir a Esparta
Coloque a letra A se referir a Atenas
( ) Promovia o desenvolvimento físico, espiritual, literário e artístico de seus jovens preparando-os para administrar e defender a pólis.
( ) As crianças eram separadas de seus pais aos 7 anos para se tornarem responsabilidade do Estado que os preparava para serem bons soldados.
( ) A educação era responsabilidade dos pais e a criança aprendia a leitura, a escrita, matemática, música, entre outras habilidades.
( ) Nessa educação se priorizava a disciplina, o respeito a hierarquia e as habilidades guerreiras.
*Agora assinale a sequência correta:
A, E, A, E
E, A, E, A
E, E, A, A
A, A, E, E
3) Leia atentamente as afirmativas abaixo e coloque V (verdadeiro) ou F (falso):
( ) Os eupátridas eram estrangeiros que se dedicavam ao comércio em Atenas e não tinham direitos políticos.
( ) Em Esparta a forma de governo era a Oligarquia; já em Atenas prevaleceu a Democracia.
( ) Com exceção dos escravos, todas as pessoas que viviam em Atenas podiam participar de sua democracia.
( ) Os hilotas eram servos em Esparta e considerados propriedades do estado; já os periecos eram pessoas livres, não possuíam direitos políticos e pagavam impostos ao estado espartano.
*Agora assinale a sequência correta:
V, F, V, F
F, F, V, F
F, V, F, V
V, V, F, F
4) "O anfiteatro era, para os romanos, parte de sua normalidade cotidiana, um lugar no qual reafirmavam seus valores e sua concepção do “normal”. Nos anfiteatros eram expostos, para serem supliciados, bárbaros vencidos, inimigos que se haviam insurgido contra a ordem romana. Nos anfiteatros se supliciavam, também, bandidos e marginais, como por vezes os cristãos, que eram jogados às feras e dados como espetáculo, para o prazer de seus algozes ou daqueles que defendiam os valores normais da sociedade."
Sobre esse momento da história romana, é válido afirmar que :
a) a política do “pão e circo”, ampliada por Otávio Augusto, pôs fim às desigualdades sociais entre patrícios e plebeus.
b) esses espetáculos públicos tinham um caráter puramente religioso pois os romanos temiam a ira de seus deuses.
c) os combates entre gladiadores, promovidos nos estádios, serviam para acalmar a plebe diminuir a insatisfação contra os governantes.
d) a “política do pão e circo”, no fim da era cristã, manteve o caráter sagrado dos combates de gladiadores, pois muitos desses participantes ofereciam sua vida ao deus cristão.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
1 (B)
2 (A)
A - E - A - E
3 (C)
F - V - F - V
4 (C)
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás