Respostas
Resposta:
a) Em (1), o verbo viver está no futuro do pretérito do indicativo (viveria), que traz uma ideia , um sentido, um valor semântico de hipótese, de possibilidade, que é uma exceção do modo indicativo.
Já em (2), o verbo viver encontra-se no futuro do presente do indicativo(viverá) e traz o sentido da regra do modo indicativo, a certeza.
b) Em (1), o verbo viver está no pretérito imperfeito do indicativo (vivia) , que traz um valor semântico, um sentido de ação passada não finalizada, continua, por isso o nome imperfeito.
Em (2), o verbo viver está no pretérito perfeito do indicativo (viveu). Esse tempo verbal pode tanto ter um sentido de fato pontual no passado - um fato que aconteceu em um momento e terminou, não teve uma duração estendida - quanto pode der um sentido de um fato duradouro no passado - aquele que teve uma duração - que é o caso da frase: viveu mais vinte anos...
Em (3) o verbo viver está no pretérito mais que perfeito do indicativo (vivera), trazendo uma sentido de algo que ocorreu antes de outro, também no passado. Notemos na frase a presença de dois verbos no passado: vendeu e vivera. No caso temos vivera como um passado anterior ao vendeu (pretérito perfeito)