Respostas
Resposta:
A capoeira é uma luta que começou no Brasil, por meio dos africanos que eram escravizados no período colonial.
No Brasil, por muito tempo, perdurou o modo de produção escravista, que era uma ferramenta econômica utilizada por uma sociedade escravista, ou seja, os escravos eram considerados e tratados como instrumentos de trabalho para a obtenção de lucros aos senhores (considerados donos dos escravos).
Foi nesse período que se originou a capoeira, que era como uma luta que representava a resistência à escravidão. Para que não houvesse maiores suspeitas, os movimentos eram realizados em formas semelhantes a uma dança.
A luta é considerada menos eficaz que as outras por conta de não haver o devido preparo do praticante para um combate, uma vez que não há o choque físico entre oponentes, mas apenas movimentos aproximados. Ou seja, o praticante não se acostuma a aplicar golpes de verdade ou receber.
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO.
Resposta:
espero realmente ter ajudado
Explicação:
A capoeira é uma representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. Caracteriza-se por movimentos ágeis e complexos, onde são utilizados os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobáticos. Diferencia-se das outras lutas por ser acompanhada de música.
Um dos significados da palavra capoeira refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil.
A luta de defesa pessoal, que é reconhecida também como dança, foi desenvolvida por escravos africanos trazidos ao Brasil, já que o Brasil foi o maior receptor da migração de escravos, com 42% de todos os escravos enviados através do Atlântico durante o século XVI, quando Portugal enviou escravos para a América do Sul, oriundos da África Ocidental.
A capoeira é disputada por duas pessoas que se defrontam no meio de uma roda formada por outros capoeiristas, ao som de palmas e berimbaus. O objetivo do jogo é derrubar o adversário.
O berimbau, principal instrumento que proporciona o som característico, é construído por um pedaço de pau, um pedaço de arame e uma cabaça. A base do jogo é a ginga, pois essa é uma importante forma de ataque e defesa do capoeirista. Na roda de capoeira o praticante manifesta seu conhecimento e desenvolvimento sobre a atividade.
A capoeira desenvolveu-se principalmente na Bahia e difundiu-se por vários estados, como o Rio de Janeiro, São Paulo e Pará.
A prática da capoeira trabalha a coordenação motora, aprimora a flexibilidade, equilíbrio e destreza, alivia as tensões do dia a dia, proporciona criatividade e liberdade de movimentos