• Matéria: Filosofia
  • Autor: eeduardaasantoss
  • Perguntado 3 anos atrás

1 – Por que Tales de Mileto considerava a água como a substância primordial, a origem única de todas as coisas?
2 – Para Anaximandro, a origem única de todas as coisas era o “ápeiron”. Explique o que era o ápeiron.
3 – Tentando explicar as concepções de Tales e as de Anaximandro, Anaxímenes concluiu ser o ar o princípio de todas as coisas. Por quê?
4 – Explique a tese de Pitágoras de que todas as coisas são números.
5 – Qual a concepção de realidade contida nessa frase de Heráclito: “A luta é a mãe, rainha e princípio de todas as coisas”.
6 – Parmênides defendia a existência de dois caminhos para a compreensão da realidade. Qual seriam esses caminhos?
7 – Qual o objetivo de Zenão ao criar o célebre argumento da corrida de Aquiles com a tartaruga?
8 – Empédocles defendia a existência de quatro elementos primordiais: o fogo, a terra, a água e o ar. Esses elementos eram movidos e misturados de diferentes maneiras em função de dois princípios universais opostos. Que princípios são esses? Explique-os.
9 – Para Demócrito, é o acaso ou a necessidade que promove a aglomeração e a repulsão de certos átomos. Explique o acaso e a necessidade.
10 - Empédocles tentou conciliar as concepções de Parmênides e Heráclito. Como essa tentativa de conciliação se expressa em sua teoria?

Respostas

respondido por: Lizzie2005
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Respostas:

1  –  Ele observou que a água, por permanecer basicamente a mesma em todas as transformações dos corpos, apesar de assumir diferentes estados, seria a arché, a substância primordial, a origem única de todas  as coisas, presente em tudo o que existe como princípio vital, a água penetraria todos os seres, de tal maneira que tudo seria animado por ela e que, sem água, tudo morreria, logo, ela era a fonte da vida.

2 –  O ápeiron, termo grego que significa “o indeterminado”, “o infinito”, “ o ilimitado'', seria a “massa geradora” dos seres e do cosmo, contendo em si todos os elementos opostos. Segundo a  explicação de Anaximandro, por diversos processos naturais de diferenciação entre contrários (por exemplo, frio e calor) e de  evaporação teriam surgido o céu e a terra, bem como os animais, em uma sucessão evolutiva que faz lembrar a bem  posterior teoria da evolução das espécies. O ápeiron é algo abstrato, não podendo ser conhecido em termos de existência sensível.

3 –  Porque o ar não era palpável como a água e nem era abstrato ou indeterminado como o ápeiron, o ar também era  infinito e ilimitado, podendo estar em todos os vazios do universo. Para Anaxímenes, o ar, através da rarefação e da condensação, formava todas as coisas existentes.

4 –  A tese de Pitágoras resumia-se em que todas as coisas que existem são números, os quais apresentam a ordem e a harmonia. Para ele, a natureza era feita de um sistema de relações e proporções matemáticas, tudo que existia poderia ser quantificado, contabilizado e traduzido em números, ou seja, todas as coisas seriam números. A arché teria uma estrutura matemática da qual derivariam problemas como finito e infinito, par e ímpar, unidade e multiplicidade, reta e curva, círculo e quadrado, etc. Dizia também que no “fundo das coisas” a diferença entre os seres consiste, essencialmente, em uma questão de números. Portanto os números, isto é, as proporções harmoniosas entre as coisas é que regiam o universo.

5 –  A concepção de que para ele, o fluxo constante da vida seria impulsionado, justamente pela luta de forças contrárias, como quente e frio, seco e úmido, etc.

6 –  O primeiro caminho é o da filosofia, da razão, da essência. O segundo caminho é o da crendice, da opinião pessoal, da aparência enganosa, que ele considerava a “via de Heráclito''.

7 –  Para defender a doutrina de seu mestre. Com ele, Zenão pretendia demonstrar que a própria noção de movimento era inviável e contraditória.

8 –  

  • amor (philia, em grego) – responsável pela força de atração e união e pelo movimento de crescente harmonização das coisas;
  • ódio (neikos, em grego) – responsável pela força de repulsão e desagregação e pelo movimento de decadência, dissolução e separação das coisas.  

 

9 –  O acaso é o encadeamento imprevisível de causas.  e a necessidade é o encadeamento previsível e determinado entre causas.  

 

10 –  Sua teoria, assim como a de Parmênides e Heráclito, defendia que a natureza possuía apenas uma origem, porém ressaltou que essa origem não possuía apenas um princípio mas sim quatro: Água, Fogo, Terra e Ar.

Espero ter ajudado


eeduardaasantoss: VALEUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU
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