A utilização de agrotóxico caracteriza principalmente qual tipo de agricultura? Apresente a consequência positiva e outra negativa do seu uso.
Respostas
Resposta:
R: Agrotóxicos, também conhecidos como defensivos agrícolas, agroquímicos ou pesticidas, são substâncias químicas, físicas ou biológicas utilizadas no setor agropecuário, especialmente em monoculturas. Apesar de o uso de agrotóxicos auxiliar no aumento da produtividade das lavouras, órgãos como a Organização Mundial da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária alertam que esses produtos são nocivos à saúde e ao meio ambiente quando utilizados incorretamente.
Para que servem os agrotóxicos?
Os agrotóxicos atuam no controle e na proliferação de pragas, ervas daninhas e no combate a possíveis doenças associadas ao cultivo de determinados produtos. São compostos por substâncias capazes de agir sobre a atividade biológica dos seres vivos que estão nos cultivos agrícolas. Essas substâncias são conhecidas como ingredientes ativos. Esse controle garante então a produtividade atuando na proteção das lavouras, sendo portanto fundamental para desenvolvimento do setor agrícola.
Agrotóxicos nos alimentos
Além de serem encontrados em alimentos de origem vegetal, os agrotóxicos podem também estar presentes em alimentos de origem animal, como leite, ovos e carnes. Para fins de monitoramento dos níveis de agrotóxicos nos alimentos de origem vegetal, a Anvisa criou, em 2001, o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA). Esse programa é coordenado pela Anvisa juntamente aos órgãos estaduais e municipais de Vigilância Sanitária. Em 2011 a Anvisa por meio deste programa divulgou um relatório que apresenta a concentração de agrotóxicos em alimentos cujo resultado avalia que algumas amostrar utilizadas na pesquisa apresentam concentrações de resíduos de agrotóxicos acima do permitido bem como apresentam também agrotóxicos não autorizados para a cultura em questão. Em 2016 uma nova pesquisa foi realizada pelo PARA e pela primeira vez o programa analisou o risco agudo de intoxicação baseado em possíveis irregularidades nas amostras de alimentos. Esse risco agudo é considerado dentro de um período de 24 horas, não avaliando portanto possíveis intoxicações a longo prazo. Amostras de leguminosas, frutas, hortaliças foram analisadas, sendo feitas com o alimento em sua totalidade, desde a casca até o seu interior. O resultado do relatório conclui que 99% das amostras não apresentam resíduos de agrotóxicos. Contudo, o relatório indica algumas irregularidades e que estão associadas principalmente ao manejo incorreto do agrotóxico pelo agricultor e também uso excessivo do agroquímico. Para evitar possíveis ingestões de alimentos que apresentam resíduos de agrotóxicos, a Anvisa recomenda que:
- O consumidor opte por alimentos que em seus rótulos indiquem o produtor
- O consumidor opte por alimentos orgânicos (livres do uso de materiais sintéticos)
- O consumidor atenha-se para procedimentos de lavagem dos alimentos em água corrente
Vantagens e desvantagens no uso de agrotóxicos
Vantagens
- Os agrotóxicos, quando utilizados de acordo com a dose recomendada, atuam no controle de pragas e doenças que prejudicam as plantações.
- Ao controlar possíveis danos às plantações, os agrotóxicos garantem o aumento da produtividade.
- Os preços dos produtos com agrotóxicos são mais baratos do que os preços de produtos orgânicos.
Desvantagens
- O uso de agrotóxicos está associado a diversos problemas crônicos, como alterações cromossômicas, câncer, doenças hepáticas, doenças respiratórias, entre outros.
- O uso incorreto dos agrotóxicos pode provocar danos ao meio ambiente, como contaminação do solo e dos recursos hídricos.
- O uso acima do permitido em alimentos pode trazer riscos à saúde dos consumidores.
- Há riscos de intoxicação por parte dos trabalhadores que manuseiam os agrotóxicos.
- Alguns agrotóxicos são persistentes ao meio ambiente, ou seja, neles permanecem por muito tempo.
Explicação:
espero ter ajudado bons estudos