Respostas
Resposta:
No Brasil, o movimento higienista começou a se fazer presente entre o final do século XIX e início do século XX. Ele propunha a defesa da saúde, da educação pública e o ensino de novos hábitos higiênicos pela medicina social. Seus defensores diziam que a população saudável e educada é a maior riqueza de um país.
“O higienismo seleciona a dignidade e a cidadania da pessoas: quando falamos da retirada de cobertas, estamos falando de direitos fundamentais, inclusive o direito à propriedade.”
O termo higienismo, numa visão mais moderna e naturalista, tem algumas vertentes como por exemplo a de uma alimentação diferenciada com alimentos crus, reeducação alimentar, evitando assim as toxina
Os higienistas acreditavam que se o controle do corpo fosse feito desde a infância, as condutas na fase adulta já estariam condizentes com o ideal desejado, isto é, uma criança bem fiscalizada seria o perfeito adulto higiênico.
Nesta época ainda chamada de Ginástica, tinha seu objetivo na ênfase em relação à saúde em primeiro plano.
No fim do século XIX e início do XX, surgia uma nova mentalidade que se propunha a cuidar da população, educando e ensinando novos hábitos. Convencionou-se chamá-la de “movimento higienista”.