01) Qual país europeu foi pioneiro nas grandes navegações?
02) Quais os fatores que contribuíram para a desestruturação do feudalismo?
03) Cite as estruturas do Estado moderno:
04) Quais foram os benefícios para a sociedade europeia com as grandes navegações?
05) Qual a finalidade da expansão europeia a partir do século XV?
Respostas
Resposta:
1): Portugal foi o pioneiro na realização de grandes viagens marítimas. Voltado para o Atlântico e sem possibilidade de expandir-se dentro da Península Ibérica, os portugueses preferiram aventurar-se no Mar Oceano.
2): RESUMINDO:
- Novos acordos comerciais impulsionados pelas Cruzadas. ...
- Desenvolvimento dos centros urbanos. ...
- A crise do feudalismo também foi causada pela emancipação dos servos, que compraram sua liberdade ou fugiam para trabalhar nas cidades.
3): O Estado Moderno surgiu a partir da união dos diversos feudos existentes no continente europeu. A formação do Estado Moderno é dividida, para fins de estudos, em quatro fases: o estado moderno, estado liberal, crise no estado liberal e estado democrático liberal.
4): Por meio delas, o continente europeu completou sua passagem da Idade Média para a Idade Moderna e fortaleceu o comércio e o uso da moeda a partir do mercantilismo. Além disso, as Grandes Navegações tornaram Portugal a maior potência do mundo entre os séculos XV e XVI, consolidando um império ultramarino.
5) : Essa nova realidade fez com que os governos buscassem alternativas para o desenvolvimento da economia. Nesse contexto, a expansão marítima europeia teve como finalidade principal a superação da crise econômica dos séculos XIV e XV e o desenvolvimento da economia mercantil com a conquista de novos mercados.
Explicação: