Respostas
Resposta: Entre os principais pratos do México, além do Guacamole, os Burritos e as Quesadillas são garantia de sabor incomparável. Apesar de serem feitos com a mesma base, os formatos são diferentes e ambos possuem características próprias. Conheça a história dessas iguarias mexicanas. Antes de tudo, porém, é preciso explicar uma coisa sobre a tortilla (ou tortilha), base dessas delícias. Trata-se de um disco fininho feito de trigo ou milho (maiz), parecido com uma massa de panqueca. Serve para vários pratos e combinações. A forma como se recheia e apresenta a tortilha é que define o nome da variação.
A quesadilla – ou quesadilha em português, surgiu da criatividade. Pequenos pães de milho, queijo e açúcar eram vendidos nas ruas como sobremesa. Eles tinham formas grandes e, às vezes, estavam cobertos de mel ou frutas. Esses doces eram chamados de quesadillas. Eram feitos de trigo e cozidos com manteiga. Anos mais tarde, já que a tortilha de trigo é muito comum no México, outras receitas foram feitas com o mesmo ingrediente. Foi o caso da quesadilla, que nada mais que é uma tortilha recheada de queijo – ou queso em espanhol.
Mas não é só isso. A quesadilla é grelhada após estar pronta para dar o toque final. A preparação mais comum é feita com a tortilha amassada com sal e banha de porco, ou farinha de trigo com manteiga. Logo se acrescenta o queijo e outros ingredientes e dobra-se no formato triangular, esquentando a iguaria numa chapa ou frigideira até que o queijo derreta. Dessa forma, a quesadilla fica crocante por fora e com recheio cremoso por dentro. Usar farinha de milho também é bem comum.