• Matéria: Português
  • Autor: karmiei
  • Perguntado 3 anos atrás

“A crítica literária rebela-se contra as ligações imediatas, diretas, entre a poesia e a biografia do poeta. Mas é absolutamente impossível concluir por uma necessária desvinculação entre a vida do artista e sua arte. Tal antibiografismo seria o lugar-comum invertido de um biografismo mais que vulgar.” (JAKOBSON, Roman. Geração que Esbanjou seus Poetas. São Paulo: Cosac Naify, 2006, p.39) A crítica literária no século XX teceu sérios julgamentos sobre a crítica biográfica e suas análises. Tendo como base o excerto, é possível afirmar que: I. O uso de dados biográficos invalida ou desqualifica todas as críticas literárias feitas a partir de uma abordagem imanente. II. A crítica literária de uma obra é válida somente quando tem como base os dados biográficos do autor. III. Os Formalistas Russos fizeram severos apontamentos sobre a crítica ligada aos elementos extrínsecos ao texto. IV. A literatura, a obra literária, precisa estar vinculada diretamente a vida de seu autor para ter valor literário. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: I e III, apenas. Alternativa 3: II e IV, apenas. Alternativa 4: I, II e III, apenas. Alternativa 5: I, III e IV, apenas.

Respostas

respondido por: alanasantosf
3

É correto o que se afirma na alternativa 3.

Explicação:

Após a leitura do trecho é possivel determinar que não se pode separar um artista, e aspectos de sua vida com suas obras. E quando a crítica literária apela para essa separação de forma direta, o chamado "antibiografismo", a separação de aspectos da vida dos autores com as obras produzidas, se tem uma biografia de forma exagerada.

Portanto, é necessário também a compreensão sobre os dados do autor, assim como a vinculação destes com suas obras, definindo um valor literário e obras próprias e singulares.

Perguntas similares