• Matéria: Sociologia
  • Autor: kauannyvilczak
  • Perguntado 3 anos atrás

Tendo em vista as análises de Karl Marx e Friedrich Engels sobre o conceito de ideologia, é possível afirmar a. O conjunto de ideias da classe dominante é, em todas as épocas, o dominante. E, quando uma nova classe passa a dominar, ela apresenta o seu interesse como o interesse de todos os membros da sociedade. b. Um dos aparelhos ideológicos que reproduzem valores etnocêntricos das classes sociais dominadas é a educação. E, quando a educação formal visa à educação política, há possibilidades de desenvolvimento que não se restrinjam ao crescimento econômico. c. A ideologia é determinante do modo de ser, pensar e agir de uma sociedade e possibilita a extinção das particularidades culturais por meio da relativização e da coligação, entre si, dos membros da classe política para se constituírem em grupo homogêneo e solidário. d. A ideologia é uma noção universalmente desejada, pois propõe a neutralidade nas análises do processo de acumulação capitalista em escala global e é um meio de escolher, democraticamente, as pessoas encarregadas de tomar decisões. e. Das legitimações básicas do domínio, a liderança para o bem-estar para todos é aquela em que ha autoridade pelo dom da graça. Essa liderança consiste na ideia de que a menor intervenção do poder público permite que as forças do livre mercado proporcionem o desenvolvimento e a intensificação das contradições sociais.​

Respostas

respondido por: Matheusieti
0

A alternativa D é a que melhor se refere ao uso da ideologia na sociedade. As relações de poder ideológico se dão a partir da organização da sociedade onde a minoria, é composta pela burguesia, ou seja, aquela que detém a maior parte do capital, e, a maioria é composta pelo proletariado, parcela da população que busca condições favoráveis de vida através do trabalho assalariado.

Por fim, o conceito de alienação pode ser entendido através das ideias de Karl Marx onde o indivíduo (proletário) que serve de mão de obra para a burguesia, é colocado em um estado de alienação a partir de sua dependência ao trabalho por questões econômicas e sociais.

Perguntas similares