As enzimas estão sujeitas à inibição através de moléculas que diminuem ou interrompem a catálise. Considere as afirmativas abaixo sobre os tipos de inibição enzimática e assinale a assertiva correta:
I) A inibição competitiva é aquela que ocorre quando um inibidor compete pelo local de ligação do substrato, impedindo que o substrato se ligue a enzima à medida que ocupa o sítio ativo.
II) A inibição não competitiva é aquela que o inibidor se liga a um sítio alostérico da enzima, inativando o complexo enzima/substrato.
III) Os inativadores irreversíveis se ligam fortemente à enzima, ou então, destroem os grupamentos específicos do sítio ativo da enzima, inativando-a permanentemente.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):
a.
I, apenas.
b.
II, apenas.
c.
I e II.
d.
II e III.
e.
I, II e III.
Respostas
Resposta:
e. I, II e III
Explicação:
I) CORRETA
A inibição competitiva ocorre quando a molécula inibidora é igual ou quase igual ao local de ligação do substrato da enzima, o que permite que ela se ligue e, ocupando o sítio ativo, deixe a enzima inativa porque não vai conseguir se ligar ao substrato original.
II) CORRETA
A inibição não competitiva ocorre quando a molécula inibidora vai se ligar a um sítio alostérico (ou seja, um encaixe ao redor da enzima que não é aquele que o substrato usa), com isso, ele inativa a enzima porque deforma o encaixe do substrato.
III) CORRETA
Como o próprio nome diz, esses inibidores vão inativar permanentemente a enzima (irreversível), para isso, eles se ligam fortemente ao local de encaixe do substrato ou destroem o local de encaixe através de uma deformação irreversível pelo sítio alostérico.
Assim, a resposta correta é E (I, II e III)