Respostas
A principal diferença entre o soro e a vacina é que a vacina é um tipo de imunização conhecida como ativa, enquanto que o soro é um tipo de imunização conhecida como passiva.
- E por que essas denominações ?
O soro é conhecido como imunização passiva, porque dentro da sua composição, já existem anticorpos que servem para tratar determinada doença, por exemplo, vamos supor que você seja picado por uma cobra peçonhenta (que produz veneno), quando você chegar no pronto-socorro, vão te aplicar um soro que já possui anticorpos contra aquele veneno da cobra, e por seu corpo não produzir os anticorpos, e sim já recebe-los, ele não ''trabalha'', portanto, recebe a denominação de imunização passiva.
- E a vacina ?
A vacina é um pouco diferente, de maneira bastante resumida, dentro da vacina vai existir um antígeno (causador da doença), morto ou atenuado ou em pedaços, e será injetado no seu organismo. Quando esse corpo estranho entrar no seu corpo, células de defesa conhecidas como linfócitos TCD4 vão fagocitar aquele antígeno, e apresentar para uma outra célula de defesa, conhecida como linfócito B. O linfócito B, vai ler o material genético do invasor e vai se diferenciar em outras duas células, os plasmócitos e células de memória.
- E qual a função de cada uma dessas células ?
Quando as células de memória perceberem a entrada do antígeno do nosso corpo novamente, eles vão ativar uma resposta imunológica rápida, e os plasmócitos vão produzir anticorpos contra aquele invasor.
Sendo assim, perceba que por seu corpo ter que ''trabalhar'' para produzir os anticorpos, é considerado uma imunização ativa.
Em suma, a principal diferença entre esses 2 métodos de imunização, é que o soro trata uma doença, enquanto que a vacina previne uma doença.
Para mais exercícios semelhantes, acesse :
https://brainly.com.br/tarefa/45581994
Bons estudos e espero ter ajudado :)
Explicação:
O soro e a vacina são agentes imunizadores, ou seja, trabalham para a melhoria da nossa imunidade contra doenças infecciosas, gerando uma maior resistência do organismo. Outro ponto em comum é a fabricação dos agentes. Os dois são feitos a partir de organismos vivos.
Apesar de terem o mesmo propósito, os imunizadores são usados em situações distintas. Confira abaixo as principais diferenças entre o soro e a vacina