• Matéria: História
  • Autor: kemillyborges5
  • Perguntado 3 anos atrás

Ciências humanas

Leia o texto abaixo.

Metropolização e desmetropolização no Brasil

[...] As duas primeiras metrópoles no país foram São Paulo e Rio de Janeiro, refletindo a concentração industrial, econômica e urbana da região do Sudeste brasileiro que marcou a história do desenvolvimento nacional. Em seguida, outras cidades do mesmo tipo emergiram, como Belo Horizonte, Recife e Salvador.

Essas cidades, além de concentrarem as principais fontes de capital, também compuseram em torno de si complexas aglomerações populacionais, envolvendo várias cidades-satélites ao seu redor. A partir da década de 1970, tais formações receberam o nome de Regiões Metropolitanas [...].

PENA, Rodolfo F. Alves. Metropolização e desmetropolização no Brasil. In: Mundo Educação. Disponível em: . Acesso em: 22 ago. 2019. Fragmento.

De acordo com esse texto, a dinâmica de metropolização no Brasil

adotou um protecionismo contra o mercado financeiro internacional.

diminuiu o fluxo de pessoas do campo para as grandes cidades.

exibiu um crescimento demográfico previsto em planos diretores.

garantiu a redução das diferenças socioeconômicas entre os estados. revelou um processo de desenvolvimento econômico centralizado.

Anexos:

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
1

A dinâmica de metropolização do Brasil: E) revelou um processo de desenvolvimento econômico centralizado.

Levando em conta o texto do enunciado da questão e o processo histórico de formação do território nacional brasileiro, temos que o Brasil sofreu uma importante dinâmica de desenvolvimento da economia de uma maneira mais centralizada. Sendo os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, os maiores envolvidos nesse processo.

Devido a isso, atualmente, a região Sudeste ainda é a mais industrializada do país, concentrando em maior grau a renda no país.

Bons estudos!

Perguntas similares