• Matéria: Sociologia
  • Autor: gs1477769
  • Perguntado 3 anos atrás



Grandes sociólogos brasileiros

Florestan Fernandes

Professor, sociólogo e político, Florestan Fernandes (1920-1995) é um dos nomes mais importantes da pesquisa sociológica no Brasil e na América Latina.
O cientista publicou mais de cinquenta obras e a ele é atribuído a transformação do pensamento social no país. Assim, pode-se dizer que Florestan estabeleceu um novo estilo de investigação sociológica, com rigor analítico e crítico.
Florestan Fernandes foi também orientador de muitos sociólogos importantes, como , por exemplo, Fernando Henrique Cardoso.

Gilberto Freyre

Autor da importante obra Casa-Grande & Senzala, um dos livros mais influentes no estudo das humanidades do Brasil, o pernambucano Gilberto Freyre (1900-1987) se formou no exterior.
O diplomata foi também autor de ficção, jornalista, poeta e pintor, além de ser considerado um dos maiores sociólogos brasileiros do século XX, principalmente pelo debate sobre a formação sociocultural do país.
Freyre foi vencedor de diversos prêmios, entre eles o Machado de Assis e o Jabuti.

Antonio Candido

Além de sociólogo, Antonio Candido (1918-2017) foi um dos mais importantes críticos literários da história do Brasil.
O professor foi vencedor de importantes prêmios da língua portuguesa, como o Jabuti, o Machado de Assis e o Camões. Candido é autor de uma obra crítica extensa, respeitada nas principais universidades do país, tendo formado gerações de estudiosos da literatura e sociólogos no Brasil.

Anexos:

Respostas

respondido por: micaelsantossouza025
0

Resposta:

A sociologia é um saber que surge na modernidade. Muitas vezes a explicação sobre o seu desenvolvimento histórico é incompleto, mesmo quando se afirma que ela surgiu como uma “resposta intelectual” à crise pela qual a sociedade estava passando. Neste ensaio destacamos a importância de outros autores, principalmente os anarquistas, grupos filantropos e cristãos profundamente envolvidos nas lutas sociais. Realçamos, também, o papel que os sentimentos de inquietação e indignação em um momento em que esse saber adquiria visibilidade social, impulsionado pelas lutas sociais. Karl Marx ressalta muito essa dimensão nos seus escritos. Refletimos, também sobre o papel do sociólogo na sociedade contemporânea, a relação que mantêm com outras saberes, como o direito, a administração e outros. Trata-se de um texto para ser usado na sala de aula e introdutório para discussão.

Espero ter ajudado Bons estudos !! MARQUE COMO MELHOR RESPOSTA PRFVVV !!!

Perguntas similares