É hora de enfatizar também a eficiência energética!
[...] A hidroeletricidade tem importante papel na nossa geração de energia, representando cerca de 70% de nossa capacidade instalada, e, ao mesmo tempo, possui um atributo significativo enquanto fonte renovável. E uma boa parte desse sistema de geração se encontra instalado nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Infelizmente, a falta de chuvas se concentra justamente sobre essas regiões [...].
Períodos secos ou úmidos se sucedem ao longo dos tempos, mas as pesquisas têm evidenciado que seus efeitos têm sido magnificados pelas mudanças climáticas. Em recente trabalho que participei, [...] sobre o efeito das mudanças climáticas nas redes de distribuição de energia do Sul do Brasil, constata-se que o clima está se alterando em várias regiões do país [...].
Temos uma verdadeira corrida para contratação emergencial de geração de energia, praticamente só de origem fóssil. O que resultará mais emissões de gases de efeito estufa, com aumento do custo da produção e do custo de vida [...]. Mas deveríamos aproveitar também, para além da busca por obtenção de fontes adicionais de geração de eletricidade, refletir sobre a importância e o papel de medidas para eficiência energética e conservação de energia. [...]
Tive oportunidade de ir ao Japão e conhecer as iniciativas realizadas por lá.
[...] o Japão tem obtido sucesso em sua política de eficiência energética, pois, apesar do nível de atividade econômica e do uso mais intensivo de energia observarem crescimento, ainda assim o consumo de energia vem caindo como resultado das políticas de eficiência energética. Se não fossem as medidas de eficiência, o consumo de energia em 2017 teria sido 25% maior, por exemplo.
Com maior interação entre os órgãos responsáveis pela política energética e planejamento, poderíamos migrar para um ambiente de geração de energia mais limpa e renovável, ao mesmo tempo otimizando e racionalizando o consumo de energia. Acredito que essa é a hora, também, para dar maior importância para a questão da eficiência energética e conservação de energia [...].
Nesse texto, no trecho “Se não fossem as medidas de eficiência, o consumo de energia em 2017 teria sido 25% maior, por exemplo.” (5º parágrafo), o autor utiliza como argumento
dados estatísticos.
experimento científico.
fatos históricos .
raciocínio lógico.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
Dados estatísticos
eu poderia dá uma explicação do porquê ser dados estatísticos, mas vai gastar meu tempo, então só fique com a resposta
francyellisantos8:
obrigado
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás