• Matéria: ENEM
  • Autor: gustavoleidreiter
  • Perguntado 3 anos atrás

“Foi pela via do multilateralismo, em especial por intermédio das OI’s, que os Estados passaram a buscar, conjuntamente, a realização dos objetivos comuns. Abriu-se, dessa forma, um vasto campo de atuação para as OI’s e, consequentemente, uma multiplicidade de ações a serem desenvolvidas por essas instituições”.

Fonte: FONTANA, V. S; KRAINER, J. A. As organizações internacionais e as políticas públicas brasileiras de organização do trânsito. Curitiba: Intersaberes, 2016, Capítulo 1.

De acordo com a contextualização acima e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo que tratam de um dos âmbitos de atuação das organizações internacionais, a integração regional. Depois assinale apenas a alternativa correta:



I – O termo integração regional diz respeito à cooperação em diversas áreas: econômica, social, política e cultural.


II – A integração regional visa à unificação, ou seja, a formação de um bloco, como a UE, o Mercosul e a Organização dos Estados Americanos.


III – A integração regional promove o diálogo entre os atores dentro de um limite geográfico ou geopolítico restritivo.


IV – A integração regional só é possível quando se trata da manutenção da paz e da segurança internacional. A integração econômica é impossível, pois as características das economias nacionais são bastante diversas. Um exemplo é o caso da Grécia e sua falta de adaptação à Zona do Euro.

Respostas

respondido por: Anônimo
0

Resposta:

Alternativa E, Apenas as assertivas I, II, e III estão corretas

Explicação:

Integração Regional: diz respeito à cooperação em diversas áreas: econômica, social, política, cultural e etc, com vistas à unificação, ou seja, a formação de um todo, um bloco, como a UE, o Mercosul e a Organização dos Estados Americanos. Essa integração promove o diálogo entre os atores dentro de um limite geográfico ou geopolítico restritivo. ”. Fonte: FONTANA, V. S; KRAINER, J. A. As organizações internacionais e as políticas públicas brasileiras de organização do trânsito. Curitiba: Intersaberes, 2016, Capítulo 1, p. 54.

Perguntas similares